Unicentro recebe representantes de universidade americana

Comitiva americana da Universidade de de Wisconsin Platteville com o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza.

Na última sexta-feira (6), a Universidade Estadual do Centro-Oeste recebeu representantes da Universidade de Wisconsin Platteville que vieram para apresentar a universidade em que atuam e conhecer os trabalhos realizados na Unicentro.

Os visitantes, das áreas de Ciências Humanas,Letras, Ciências Tecnológicas e Agrárias, conheceram os três campi da Unicentro e conversaram com outros professores também envolvidos nessas áreas. De acordo com a diretora do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, Margie Rauen, a vinda dos professores americanos sinalizou a concretização de uma tratativa iniciada há dois anos, que previa a vinda até aqui para conhecer a instituição e então poder firmar um convênio entre as universidades. “Com os bons resultados dessa visita, eu acredito que será possível que os reitores fechem um convênio amplo e as áreas possam, então, construir projetos para cooperação nos próximos anos”, ressaltou.

No campus Cedeteg, as tratativas foram com os setores de Ciências Agrárias e de Exatas e Tecnológicas. A professora do Departamento de Ciências da Computação, Luciane Anger, destacou que o encontro entre os professores e os representantes da Wisconsin Platteville sinalizou uma oportunidade significativa de intercâmbios e pesquisas conjuntas. “Pudemos conhecer os cursos que eles ofertam e as disciplinas existentes dentro da grade desses cursos. Foi um encontro bastante proveitoso e com certeza abriu portas para que alunos e professores da nossa universidade possam ir até lá pra se especializar”, destacou.

Além do contato com a área de Ciências Exatas e Tecnológicas, houve também o encontro com professores de Ciências Agrárias e Ambientais da Unicentro. A apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos professores americanos aumentou ainda mais o interesse em realizar trabalhos conjuntos entre as universidades, ampliando as possibilidades de qualificação em diversas áreas do conhecimento. “Essa conversa nos estimulou a buscar a possibilidade de realizar trabalhos de pesquisa em parceria. Despertou ainda mais nosso interesse em tornar possível esse intercâmbio principalmente nas áreas de Ciências Agrárias, tanto de alunos quanto dos próprios pesquisadores”, ressaltou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria.

As tratativas com a Universidade de Wisconsin Plattevile, além de sinalizarem uma grande oportunidade de troca de conhecimentos, também abrem portas para que professores aprimorem suas pesquisas e acadêmicos busquem, cada vez mais, uma qualificação internacional. “Essa aproximação significa a participação e o acesso a projetos de pesquisa, a qualificação em termos de publicações, a sofisticação de ensino e pesquisa extensão. No perfil acadêmico, é um incentivo a partir do momento em que alunos de graduação e pós-graduação, têm a oportunidade de vislumbrar uma carreia internacional”, finaliza Margie.