Esforço de internacionalização, com perspectivas para todas as áreas

Reitor da Unicentro, Aldo Bona, relata no texto abaixo os resultados  da 1ª semana de missão Abruem

Os contatos feitos até o presente momento, final da sexta-feira (30), são extremamente importantes para a Unicentro, especificamente, e para a Abruem, de modo geral. Isso porque estão sendo discutidas possibilidades de parcerias em várias áreas, com abertura de campo para intercâmbio de alunos nas áreas de Exatas, da Saúde, de Agrárias, Sociais Aplicadas e de Humanas.

As discussões e as práticas sobre a formação de professores na França, por exemplo, estão avançadas. A tradicional Universidade Paris IV, uma das integrantes do complexo da Sorbonne, aceitou prontamente a proposta apresentada pela Unicentro para formar um grupo de estudos internacional sobre a questão, considerando as discussões realizadas no Grupo de Trabalho MEC/Abruem, GT no âmbito do qual tenho coordenado as discussões sobre formação de professores por parte da nossa associação de reitores.

Além disso, na Universidade Pierre e Marie Curie, outra integrante do complexo Sorbonne, combinamos a parceria para a proposição de um PLI (Programa de Licenciatura Internacional), a exemplo do que já acontece com Portugal e Espanha, dentro das áreas determinadas pelo próximo edital da Capes. Nessa mesma universidade, foram abertos os caminhos para alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, que quiserem realizar parte dos estudos na França, sob a forma de dupla diplomação ou de experiências de curta duração. Vale lembrar que  Universidade Pierre e Marie Curie é uma das principais referências de formação na área da saúde na Europa.

Também podemos citar como pontos de destaque dessa semana os contatos feitos no Instituto de Estudos Pedagógicos, com possibilidade de aproveitamento das discussões e práticas implementadas no âmbito do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência); as conversações com o Campus France, entidade ligada ao Ministério da Educação francês especializado em recepcionar, apoiar e encaminhar estudantes em mobilidade internacional; dos contatos com a Casa Brasil, na Cidade Universitária Internacional da França, destinada a oferecer moradia para estudantes brasileiros em uma “cité” que se localiza dentro de Paris e abriga casas de estudantes de quarenta diferentes países.

Há que se destacar, ainda, a abertura e o desejo de firmar parcerias apresentada pela Direção da Escola de Artes e Ofícios, maior estabelecimento de formação profissional continuada da Europa, fundado em 1897, e com larga experiência em processos de formação com validação de conhecimentos práticos adquiridos por experiência ao longo da vida.

Cumpre destacar, de igual forma, a recepção oferecida pelo Presidente da França, Francois Holland, no âmbito das realizações da Semana da América Latina e do Caribe na França, oportunidade na qual foi possível assegurar o pleno apoio da Embaixada do Brasil na França ao esforço de internacionalização da Abruem, apoio esse que se soma ao já demonstrado pela Embaixada da França no Brasil, organizadora dessa missão internacional.

Enfim, são muitas as perspectivas para todas as áreas, incluindo aquelas que, tradicionalmente, encontram maiores dificuldades na obtenção de apoio ao processo de internacionalização, o que faz dessa missão uma oportunidade imperdível e diferenciada.