Repasse de titularidade de terreno é entregue ao Campus de Irati

Há 20 anos, a Prefeitura Municipal de Irati iniciou a compra do imóvel onde está instalado o campus da Unicentro em Irati. Desde aquela época, a universidade já utilizava o espaço, mas em forma de comodato. Na última terça-feira (6), após as últimas parcelas do imóvel serem quitadas, a prefeitura realizou o repasse de titularidade do terreno para a Unicentro. A cerimônia de entrega do terreno foi realizada no auditório Denise Stocklos, no campus da Unicentro de Irati.

São 36 alqueires de terreno, com mais de 14 mil metros quadrados de edificações construídas que, a partir de agora, de fato pertencem ao campus. “Quando o município adquiriu o terreno e repassou para a Unicentro, pudemos crescer, pois estávamos instalados em um prédio localizado no centro de Irati, sem espaço físico para desenvolver nossa universidade”, explica o diretor do campus, Edélcio José Stroparo. Foram criados, após a instalação no imóvel atual, dez cursos de graduação, três especializações, cinco mestrados e um doutorado.

O prefeito de Irati, Odilon Burgath, comentou que a doação é importante tanto para o município quanto para o campus. “Quando a Unicentro cresce, se desenvolve, forma profissionais, capacita, automaticamente Irati cresce. É imediato o reflexo”, disse.

Os primeiros resultados da doação já são visualizados. Na última semana, o Governo Federal liberou três milhões de reais para a construção da biblioteca do campus. Segundo o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, outras obras de infraestrutura poderão ser construídas a partir de agora. “Esse repasse de titularidade representa independência e autonomia ao campus, pois uma série de coisas que representavam dificuldade na gestão de projetos não existirão mais. Há sete anos não recebíamos recursos federais para edificações por falta do domínio do terreno e agora temos a segurança jurídica para garantir mais investimentos e crescimento do campus”, finaliza.