Comitiva da Unicentro visita a nova sede da UTFPR em Guarapuava

Liderado pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o grupo conheceu as instalações do novo campus da UTFPR.

Liderado pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o grupo conheceu as instalações do novo campus da UTFPR, em Guarapuava.

Na manhã da última segunda-feira (1º), uma comitiva da Unicentro esteve em visita pelo campus da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR) em Guarapuava. Liderado pelo reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o grupo conheceu as instalações e percorreu laboratórios, salas de aula e administrativas da nova sede da instituição federal, localizada entre os bairros Aldeia e Primavera..

Recepcionando os visitantes, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, agradeceu a convivência e deixou as portas abertas para futuras parcerias. “Como a nossa parceria foi sempre boa, que permitiu o campus se estruturar durante esse período, nós fizemos o convite para que o reitor Aldo estivesse aqui com sua equipe. Assim, eles viram que estamos bem instalados, com condições de fazer a história da UTFPR nesse campus e ter uma longa vida de desenvolvimento. Queremos manter esse bom espaço de conversa e bom espaço de profissionais que podem desenvolver um trabalho para o munícipio e para o Paraná”.

Outro anfitrião, o diretor do campus de Guarapuava da UTFPR, João Paulo Aires, destacou o benefício de inaugurar a nova sede ambientados à cidade, fruto do tempo que a UTFPR passou nas instalações da Unicentro.

“A parceria de três anos foi saudável para as duas instituições, para nós em especial, porque conseguimos estruturar a nossa casa até chegar ao estágio que está hoje. A gente conseguiu se ambientar com a cidade e nos preparar para os desafios que nos aguardavam no futuro. Aquele tempo foi extremamente benéfico, principalmente para a Universidade Tecnológica, que pode, em 2011, já dar início a esse projeto de educação superior aqui em Guarapuava”.

Para o reitor da Unicentro, a visita foi um ato simbólico representando que novas parcerias entre as universidades virão. “É um gesto de demonstração do interesse de que as instituições continuem próximas, continuem parceiras. Para nós foi uma satisfação muito grande atender o convite de vir conhecer essa nova casa, reforçando de que isso simboliza a intenção das duas instituições de que a proximidade continue e que o trabalho em parceria seja a marca das duas instituições porque, com isso, ganha a região, ganha a cidade de Guarapuava, ganham as duas universidades e toda a população”, afirmou.

Em dezembro de 2010, Unicentro e UTFPR assinaram um convênio no qual a primeira cedia parte das suas instalações para a instituição federal, que utilizou dois blocos do campus Santa Cruz, em Guarapuava. No dia 7 de fevereiro deste ano, a UTFPR oficialmente deixou as instalações, para três dias depois dar início ao funcionamento das atividades administrativas na sede própria.

No dia 24 de fevereiro, com o início das aulas, 475 alunos passaram a frequentar o campus, composto por seis blocos e que oferta quatro cursos de graduação: Engenharia Mecânica, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia Civil e Tecnologia em Manutenção Industrial.

Além do reitor da Unicentro, a comitiva foi formada pelo vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza; o ex-reitor, Vitor Hugo Zanette; o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas; e o vice-diretor do campus Santa Cruz, Darlan Faccin Weide.

DSC_1711 DSC_1655 DSC_1589 DSC_1577 DSC_1544