Programas de mestrado e doutorado são avaliados pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última terça-feira (10) os resultados correspondentes à avaliação trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O processo considera informações dos anos de 2010, 2011 e 2012 e atribui aos cursos notas de um a sete, em ordem crescente de qualidade. Por todo o Brasil, mais de três mil programas foram avaliados, oscilando entre as notas mínimas (1 e 2) – consideradas insuficientes, desempenho  regular (nota 3), bom (nota 4), muito bom (5), excelência internacional (conceito 6) e a nota máxima (7).

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), 11 programas receberam avaliação do órgão de fomento, alcançando uma evolução significativa nos resultados. Em comparação as notas obtidas na avaliação trienal de 2010, a universidade obteve uma melhoria importante.

“Nossos programas de pós-graduação stricto sensu são novos, em 2010 foram seis cursos avaliados, nesse ano foram 11 e para a próxima avaliação já serão mais. Com isso, vem a necessidade de desenvolvimento desses cursos e, na medida do possível, estamos dando todo o apoio para que tenhamos essa evolução constante. Prova disso é que três dos seis cursos avaliados em 2010 melhoraram seus conceitos”, destacou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, lembrando, em seguida, que a elevação nas notas se deve, em grande parte, pela melhora na infraestrutura do curso, pela qualidade do corpo docente, pelo aumento nas publicações e também pelos constantes avanços em pesquisas.

Os destaques da avaliação ficaram para os mestrados em Geografia, Agronomia e Ciências Florestais, que tiveram uma melhoria nas notas em comparação a 2010, alcançando conceito 4, em 2013. Confira, na tabela abaixo, todas as notas da Unicentro nas duas últimas avaliações.

Mestrado em Biologia Evolutiva – Unicentro/UEPG

Mestrado em Agronomia

Mestrado em Ciências Florestais

Mestrado em Educação

Mestrado em Ciências Farmacêuticas – Unicentro/UEPG

Mestrado em Geografia

Mestrado em História

Mestrado em Bioenergia – Unicentro/UEL/UEM/UEPG/Unioeste/UFPR

Mestrado em Letras

Mestrado em Química Aplicada

Doutorado em Química – Unicentro/UEL/UEPG

(*) cursos novos, não avaliados em 2010.