Apresentações culturais, palestras e exposições marcam o Dia da Consciência Negra na Unicentro
Nesta quarta-feira (20), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) prepara uma programação em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data é dedicada a uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Os três campi da Unicentro receberão atrações, como apresentações culturais, poemas musicados, palestras, mesas-redondas e uma exposição temática.
No Campus Santa Cruz, a programação começa às 9h, na Sala de Eventos, com uma apresentação do grupo Capoeira Brasil e segue com uma palestra da professora Ana Maria Rufino Gilles, sobre personagens importantes da resistência escrava e do movimento negro, além de um posterior debate sobre o assunto.
O Departamento de História também contribui com o Dia da Consciência Negra na Unicentro com a promoção de uma mesa-redonda que conta com a participação de alguns convidados como a representante do Quilombo Paiol de Telhas, Eliane de Jesus, e o professor do Departamento de Pedagogia de Guarapuava, Jefferson Ollivatto da Silva. O evento ocorrerá no Miniauditório às19h30. No Campus Santa Cruz ainda haverá uma exposição de fotos, vídeos e trajes da cultura afrodescendente no Hall de Entrada.
O Campus Cedeteg inicia a programação temática às 14h, no Auditório da Biologia, com a exibição de um vídeo de um poema musicado, seguido da apresentação do grupo Capoeira Brasil e de uma mesa-redonda e debate sobre a cultura afro-brasileira.
Em Irati, haverá uma mesa-redonda pela manhã, às 9h, com o tema “Afinal, para que Consciência Negra?”, no Auditório do PDE. O roteiro do evento continua a noite com a Banda de Metais e percussão PIO XXII, de Ponta Grossa, a mesma palestra da professora Ana Maria, um exibição de vídeos, apresentações de poemas e a apresentação do Grupo de Capoeira Muzenza.
A programação é inteiramente aberta a comunidade.