Unicentro participa de acordo para mobilidade estudantil na América do Sul

A próxima reunião será realizada em Guarapuava (PR), organizada pela Apiesp e com o apoio da Unicentro.

A próxima reunião será realizada em Guarapuava, organizada pela Apiesp e com o apoio da Unicentro.

Na última sexta-feira (15), o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Osmar Ambrósio de Souza, participou de uma reunião plenária da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur) como representante da Unicentro e da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).

A reunião, organizada no campus da Universidade Nacional de Itapúa, em Encarnación (Paraguai), tratou da assinatura de um acordo sobre a mobilidade estudantil entre as universidades participantes deste braço da rede, o Zicosur Universitário. O acordo visa estabelecer mecanismos para a integração de políticas públicas associadas ao financiamento de bolsas de estudo para a formação de estudantes de todas as universidades que compõem o Zicosur.

O vice-reitor da Unicentro destacou a participação de membros da instituição em ações de intercambio, as quais considera de grande importância no aprendizado e formação acadêmica e pessoal. “A integração é muito importante para a mobilidade docente, discente e de agentes universitários. A Unicentro já proporcionou a ida de seis professores para atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades dos Zicosur Universitário. Também houve a mobilidade dos alunos do curso de comunicação social para a Universidade de Jujuy (Argentina). Estas atividades constituem um papel decisivo na formação acadêmica e propiciam um melhor entendimento das relações internacionais”, declarou o Osmar.

Ao final do encontro, ficou acordado que a próxima reunião será realizada em Guarapuava (PR), organizada pela Apiesp e com o apoio da Unicentro. O reitor da universidade, Aldo Nelson Bona, destacou que “a reunião é um evento técnico, mas que faz parte de uma programação maior que integrará os 20 anos da Apiesp, comemorados em 2014”.

A rede universitária

O Zicosur Universitário é uma organização que reúne instituições públicas do bloco regional e busca a troca de conhecimento no ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, mais de 30 universidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Chile e Bolívia compõem a rede, reunindo 610 mil alunos e 75 mil professores.

Além da Unicentro, outras seis universidades brasileiras compõe o bloco: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).