Direções de campi recebem vales-alimentação para o Dia Nacional da Consciência Negra

Os vales-alimentação são referentes ao dia 20 de novembro, que será considerado dia letivo pela instituição.

Os vales-alimentação são referentes ao dia 20 de novembro, que será considerado dia letivo.

A Reitoria da Unicentro entregou às Direções de Campi os vales-alimentação referentes ao dia 20 de novembro de 2013, que será considerado dia letivo pela instituição. Os vales são destinados aos alunos da universidade inscritos no Programa de Auxílio Alimentação.

A data em questão é feriado municipal e comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. O feriado é facultativo, ou seja, cabem aos estados e municípios a decisão de adotar a folga ou não.

Em 2012, foi decidido em reunião que, no calendário acadêmico deste ano, constaria o feriado do dia 20 de novembro, mas em um novo encontro, foi reformulada a decisão e a adoção dele foi revista.

Segundo o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, uma das razões pela qual a universidade não adota o recesso na data é o fato de ser uma instituição estadual e o Governo do Paraná não ter uma lei que institui o feriado. “Outro ponto que justifica a decisão da Unicentro é o fato de ela ser uma universidade abrangente no estado. Teríamos alguns transtornos em outros campi se o feriado constasse no nosso calendário”, completa.

No Paraná, cidades como Curitiba e Maringá adotam a data. Em Guarapuava, o feriado foi instituído há quatro anos pela Lei Nº 1792/2009.

O Dia da Consciência Negra é um símbolo da luta pela garantia dos direitos sociais dos negros, que foram negados durante muito tempo ao longo da história do Brasil, mas também contra o preconceito racial, além de enfatizar a cultura afrodescendente como uma das formadoras da cultura brasileira.