Projeto visa promover a educação ambiental em comunidades rurais

Ação busca a formação de agentes de educação ambiental na agricultura familiar.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com outras instituições, como a Unicentro, foi contemplada com um projeto que abrange comunidades rurais e tem o foco no saneamento ambiental das propriedades. O edital nº 01/2013, referente à “Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e Implementação de Projetos Comunitários de Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, do Ministério do Meio Ambiente, terá suas atividades iniciadas a partir de janeiro de 2014, com duração de 24 meses.

O projeto também tem como parceiros as secretarias de Agricultura, de Educação e Cultura e de Planejamento, além das secretarias de Estado da Educação e de Meio Ambiente. O edital também possui a colaboração do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura e da Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava (Carmug).

A ação, que visa à capacitação de agentes ambientais, foi elaborada pela professora Adriana Massaê Kataoka, do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro, junto com as secretarias municipais de Planejamento e de Meio Ambiente.

O projeto foi um dos 19 aprovados no país e o único representante do Paraná, de um total de 406 inscritos. Aproximadamente R$ 622 mil serão investidos na sua aplicação, que será realizada em 13 comunidades rurais.

Inicialmente, um curso capacitará 180 inscritos para a formação como agente ambiental. Depois, cada agente vai elaborar um projeto de acordo com a realidade onde esta atuando. As comunidades rurais, então, terão uma das propostas de projeto aplicadas no local. Trinta monitores também serão contratados para a implementação dos projetos selecionados. As vagas do projeto podem ser preenchidas por pessoas de 16 a 29 anos.