Universidades reúnem-se em Guarapuava para debaterem a criação de um sistema único de gestão de arquivos

O encontro teve o propósito de debater o atual sistema de gestão de documentos e sistemas de arquivos, dentro das instituições de ensino superior do Paraná.

O encontro teve o propósito de debater o atual sistema de gestão de documentos e sistemas de arquivos, dentro das IES do Paraná.

Representantes das universidades estaduais do Paraná, estiveram reunidos nesta sexta-feira (11), na Sala Multimeios, no campi Santa Cruz da Unicentro, para o Iº Encontro das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná para tratativas sobre Arquivos Universitários.
O encontro teve o propósito de debater o atual sistema de gestão de documentos e sistemas de arquivos, dentro das instituições de ensino superior (IES) do Paraná, visando a criação de uma tabela de temporalidade única para a gestão de documentos nas IES do estado, além da preservação da memória institucional de cada universidade.
“A ideia é que todos os responsáveis possam colocar os problemas que estão vivendo nos seus arquivos, hoje de maneira isolada, sentido as possibilidades de avanço em conjunto, dentro das universidades, traçando metas e definindo uma política no sentido de sensibilizar as administrações das instituições, considerando as diretrizes da lei de acesso a informação”, explicou a diretora do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Wilmara Rodrigues Calderon, uma das palestrantes do evento.
Em agosto, os responsáveis pelos setores de arquivamento das universidades estaduais, estiveram reunidos em Londrina. “No primeiro encontro, as discussões foram no aspecto mais teórico. A partir deste encontro, em Guarapuava, começamos a vislumbrar ações práticas, como força das universidades paranaenses, buscando alternativas e apresentando para as mesmas às instâncias superiores destas, conjuntamente com a SETI, propostas para melhorar os sistemas de arquivo no estado, afirmou Wilmara Rodrigues Calderon.
Com informações de Rogério Bibiano.