Unicentro recebe exposição do artista plástico Felipe Soeiro

Até 11 de outubro podem ser conferidas algumas das obras do autor, que contêm temas variados.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste abriu espaço para a exposição de pinturas em telas “SOEIRO, Felipe. Folheia-me. In: RS – Bento Gonçalves, 1983”, do artista Felipe Soeiro. Até o dia 11 de outubro podem ser conferidas algumas das obras do autor, que contêm temas variados.

A exposição é uma retrospectiva de trabalhos que pertencem ao portfólio de Felipe Soeiro. Segundo o autor, as obras possuem o mesmo princípio estilístico e na maioria delas são retratadas algumas condições do ser humano através de expressões corporais.

Algumas das pinturas, como “Voz fatigada” e “Voz apaixonada”, chamam atenção pela sua proximidade com a aparência de fotografia. Nelas, o artista utiliza uma técnica com fundo escuro e traços desenhados que só são perceptíveis com uma análise mais próxima e atenta do observador.

Outro destaque é a premiada pintura “A Passagem”. Um homem e uma mulher sentados um ao lado do outro, cada um com um coração em mãos, compõem o desenho na tela que recebeu a Comanda de Ouro, no I Salão de Artes Plásticas, realizado em Guarapuava no ano de 2011.

“A obra ‘A Passagem’ foi a primeira em que decidi retratar a essência masculina e feminina juntas. Antes só trabalhava com as duas isoladas. Então percebi que a ideia acabou dando certo”, conta Felipe.

O título da exposição foi construído como uma referência bibliográfica do próprio autor: a expressão “Folheia-me” faz uma alusão à exposição como se fossem páginas em que se olha obra por obra, folheando-as, enquanto a cidade de Bento Gonçalves (RS) e o ano “1983” são dados referentes ao nascimento do artista.

Felipe Soeiro é formado em Artes Plásticas e em História da Arte, pela Université Aix-En-Provence, localizada no sul da França. Já expôs suas obras em várias cidades do Paraná, inclusive em Curitiba, e também em outros estados, como São Paulo.

A mostra das obras de Soeiro está sendo promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e pela Diretoria de Cultura (DIRC) da universidade. Os quadros seguem em exposição no Centro de Exposições da Unicentro, Campus Santa Cruz, de segunda à sexta, das 8h30 às 19h30.