Unicentro recebe exposição do artista plástico Felipe Soeiro

Unicentro recebe exposição do artista plástico Felipe Soeiro

Até o dia 11 de outubro podem ser conferidas algumas das obras do autor, que contêm temas variados.

Até 11 de outubro podem ser conferidas algumas das obras do autor, que contêm temas variados.

 

A Universidade Estadual do Centro-Oeste abriu espaço para a exposição de pinturas em telas “SOEIRO, Felipe. Folheia-me. In: RS – Bento Gonçalves, 1983”, do artista Felipe Soeiro. Até o dia 11 de outubro podem ser conferidas algumas das obras do autor, que contêm temas variados.

A exposição é uma retrospectiva de trabalhos que pertencem ao portfólio de Felipe Soeiro. Segundo o autor, as obras possuem o mesmo princípio estilístico e na maioria delas são retratadas algumas condições do ser humano através de expressões corporais.

Algumas das pinturas, como “Voz fatigada” e “Voz apaixonada”, chamam atenção pela sua proximidade com a aparência de fotografia. Nelas, o artista utiliza uma técnica com fundo escuro e traços desenhados que só são perceptíveis com uma análise mais próxima e atenta do observador.

Outro destaque é a premiada pintura “A Passagem”. Um homem e uma mulher sentados um ao lado do outro, cada um com um coração em mãos, compõem o desenho na tela que recebeu a Comanda de Ouro, no I Salão de Artes Plásticas, realizado em Guarapuava no ano de 2011.

“A obra ‘A Passagem’ foi a primeira em que decidi retratar a essência masculina e feminina juntas. Antes só trabalhava com as duas isoladas. Então percebi que a ideia acabou dando certo”, conta Felipe.

O título da exposição foi construído como uma referência bibliográfica do próprio autor: a expressão “Folheia-me” faz uma alusão à exposição como se fossem páginas em que se olha obra por obra, folheando-as, enquanto a cidade de Bento Gonçalves (RS) e o ano “1983” são dados referentes ao nascimento do artista.

Felipe Soeiro é formado em Artes Plásticas e em História da Arte, pela Université Aix-En-Provence, localizada no sul da França. Já expôs suas obras em várias cidades do Paraná, inclusive em Curitiba, e também em outros estados, como São Paulo.

A mostra das obras de Soeiro está sendo promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e pela Diretoria de Cultura (DIRC) da universidade. Os quadros seguem em exposição no Centro de Exposições da Unicentro, Campus Santa Cruz, de segunda à sexta, das 8h30 às 19h30.

Deixe um comentário