Professora e aluna realizam trabalho voluntário em Parintins

As voluntárias atenderam cerca de 80 pacientes residentes na zona urbana e também de comunidades ribeirinhas.

As voluntárias atenderam pacientes residentes na zona urbana e também de comunidades ribeirinhas.

Durante a primeira quinzena do mês de setembro, a professora Cristiana Magnie e a acadêmica Ana Lídia Emerick Rosa, ambas do curso de Fonoaudiologia da Unicentro, realizaram voluntariado na Fundação Viva o Som, uma ONG mantida pela empresa Oticon, fabricante de aparelhos auditivos na Dinamarca.

A ONG, situada na cidade de Parintins (AM), completa dois anos em novembro deste ano, tendo sido beneficiada com voluntários vindos dos EUA, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e, agora, Paraná.

As voluntárias atenderam cerca de 80 pacientes residentes na zona urbana da ilha e também oriundos das comunidades ribeirinhas da região central do Amazonas.

O trabalho voluntário caracterizou-se pela realização de avaliações audiométricas, adaptações de aparelhos auditivos, orientações e acompanhamento de pacientes usuários de aparelhos (individualmente e em grupos), palestras em escolas públicas, além de entrevistas para a rádio e televisão local.

Cristiana Magni teve a oportunidade de conversar com a secretária de Saúde do município, Maria do Desterro, e firmar parceria para o desenvolvimento de cursos de capacitação para agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Equipe de Saúde da Família.

A acadêmica Ana Lídia Emerick Rosa realizou o levantamento da população atendida na fundação com o intuito de desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso, em 2014, com base nestes dados.

Para conhecer mais sobre a Fundação Viva o Som, que demonstrou estar de portas abertas para o voluntariado de alunos da Unicentro e do mundo todo, acesse o site www.vivaosom.com