Mesa internacional encerra evento na Unicentro

Na última sexta-feira (20), ocorreu o encerramento da XXI Semana de Pedagogia, do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e do II Encontro Pibid Diversidade. Na ocasião, foi realizada uma mesa-redonda, com o tema “Pedagogia Social e Educação Social”. O debate contou com professores da Unicentro e da USP, além de representantes do Uruguai e do Chile.

A coordenadora da mesa, Suzete Terezinha Orzechowski, professora da Unicentro, explicou a escolha do tema: “O assunto foi escolhido por ser ainda novo no Brasil, mas importante, tanto para os contextos escolares, quanto para os contextos não escolares”. Ainda segundo ela, o evento foi um sucesso por “acrescentar à formação dos alunos e estimular a discussão e aprofundamento das pesquisas”.

A professora Susana Molinari Marichal, do Conselho de Educação Secundária do Uruguai, que debateu o tema Pedagogia Social e Educação Prisional, defende a ideia de “Visualizar o presidiário do ponto de vista humano”. Já a professora Giselli Cristiane da Silva, da Unicentro, trouxe à mesa a Pedagogia Hospitalar, com a proposta de “Mostrar o diferencial do pedagogo como agente nessa prática, que também é social”.

Os outros componentes da mesa, Nelly Orellana Arduiz, da Universidad de Playa Ancha no Chile, e Érico Machado, se incumbiram de discutir “Valores Humanos na Educação Social” e “Fundamentos da Pedagogia Social e Educação Social”, respectivamente.