Maior produtora de mapas para GPS do mundo assina convênio com a Unicentro

O convênio tem por objetivo proporcionar à comunidade o contato com a produção e edição de mapas.

O convênio foi firmado com universidades do mundo todo e a Unicentro foi uma das selecionadas.

A Navteq, uma das maiores empresas de mapas para sistemas de roteamento por GPS (sistema de posicionamento global) veicular e web do mundo, sediada na Holanda, assinará convênio com a Unicentro no próximo dia 26 de setembro, no Campus Cedeteg.

O convênio tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica, por meio de grupos de pesquisa e mapeadores voluntários, a possibilidade de contato com a ferramenta para produção e edição de mapas da Navteq/Nokia (MapCreator).

O interlocutor responsável pelo projeto é o professor do Departamento de Geografia da Unicentro, Marcos Pelegrina. Ele explica que este convênio foi firmado com universidades do mundo todo e a Unicentro foi uma das selecionadas. “Um dos principais benefícios é no ensino, os alunos terem contato com estas ferramentas, esta tecnologia e com os profissionais da Nokia só vem a agregar na formação deles”, ressalta.

Além disso, o convênio traz vantagens para a comunidade também, pois serão oferecidos mapas atualizados da cidade e região com maior qualidade e precisão. Estes mapas serão disponibilizados para todos os usuários do mundo, bastando possuir acesso à internet por meio de computadores e smartphones ou, ainda, por meio de um GPS veicular que possua mapas da Navteq.

Interessados em contribuir também poderão participar do projeto, como afirma Pelegrina. “Nós estamos convidando a sociedade também a colaborar. Quem ver alguma alteração em alguma rua ou identificou um novo estabelecimento é só vir até a universidade. No Departamento de Geografia, a gente fornece a senha, ensina a mexer no programa e a pessoa também participa da construção desses mapas”.

Inicialmente, com uma equipe composta por doze alunos voluntários e um aluno de iniciação cientifica, com supervisão de Pelegrina, os acadêmicos já começaram a desenvolver o trabalho de verificação de itens no mapa, que compreendem dados de sentidos de tráfego e nome de vias, sua velocidade máxima permitida e qualidade de seu asfalto. Além da inserção de novas vias e ciclovias existentes, mas ainda não disponíveis nos mapas.

Com cronograma de doze meses, este trabalho está sendo acompanhado por profissionais da Nokia, responsáveis pelo projeto “Here” (mapas e dados geográficos), tendo contato direto com a interlocutora, Melanie Ribeiro, geógrafa e coordenadora regional de mapas e conteúdos da Navteq/Nokia.