Reunião técnica esclarece informações sobre a “Murcha Bacteriana” na cultura da batata

Reunião técnica esclarece informações sobre a “Murcha Bacteriana” na cultura da batata

Evento foi realizado no auditório do Campus Cedeteg, em Guarapuava.

Evento foi realizado no auditório do Campus Cedeteg, em Guarapuava.

Ocorreu no dia 29 de agosto uma reunião técnica para repassar informações sobre a “Murcha Bacteriana na Cultura de Batata”, no Campus Cedeteg, em Guarapuava. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Cultura da Batata e Microclima para Agricultura (vinculado à Unicentro) e pela Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias.

O professor Sidnei Jadoski, do Departamento de Agronomia da Unicentro, afirmou que há uma carência de conhecimento sobre a Murcha Bacteriana e que esta praga vem se alastrando cada vez mais na região. “Na maioria das vezes, os produtores rurais não sabem o que fazer com esta praga. Então, o principal objetivo da reunião é atualizar eles quanto às principais informações da Murcha Bacteriana”, explicou.

O evento também contou com a parceria do Ministério da Agricultura, que possibilitou que os produtores rurais de todo o Paraná pudessem ser convidados para o evento. Além disso, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área também participaram.

A programação contou com três palestras e uma mesa-redonda. As palestras abordaram os seguintes temas: “Produção e comercialização de material de propagação de batata – aspectos legais”; “Identificação de detecção de Ralstonia solanacearum: Implicações no manejo da Murcha Bacteriana”; e “Evolução e perigo do alastramento da murcha bacteriana nos campos de produção de batata semente em comparação com outras pragas do solo”. Já a mesa-redonda teve participação de produtores e pesquisadores da área.

Deixe um comentário