Reunião técnica esclarece informações sobre a “Murcha Bacteriana” na cultura da batata
Ocorreu no dia 29 de agosto uma reunião técnica para repassar informações sobre a “Murcha Bacteriana na Cultura de Batata”, no Campus Cedeteg, em Guarapuava. O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Cultura da Batata e Microclima para Agricultura (vinculado à Unicentro) e pela Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias.
O professor Sidnei Jadoski, do Departamento de Agronomia da Unicentro, afirmou que há uma carência de conhecimento sobre a Murcha Bacteriana e que esta praga vem se alastrando cada vez mais na região. “Na maioria das vezes, os produtores rurais não sabem o que fazer com esta praga. Então, o principal objetivo da reunião é atualizar eles quanto às principais informações da Murcha Bacteriana”, explicou.
O evento também contou com a parceria do Ministério da Agricultura, que possibilitou que os produtores rurais de todo o Paraná pudessem ser convidados para o evento. Além disso, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área também participaram.
A programação contou com três palestras e uma mesa-redonda. As palestras abordaram os seguintes temas: “Produção e comercialização de material de propagação de batata – aspectos legais”; “Identificação de detecção de Ralstonia solanacearum: Implicações no manejo da Murcha Bacteriana”; e “Evolução e perigo do alastramento da murcha bacteriana nos campos de produção de batata semente em comparação com outras pragas do solo”. Já a mesa-redonda teve participação de produtores e pesquisadores da área.