Professor apresenta artigo no Colégio Europeu de Ciências do Esporte

Professor Marcus Peikriszwili Tartaruga, durante o Congresso.

Mais um docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) integrou atividades de eventos fora do País. O professor Marcus Peikriszwili Tartaruga, do Departamento de Educação Física, Campus Cedeteg (Guarapuava), apresentou o projeto científico (intitulado, em inglês, Scaling Running Efficiency in Recreational and High-Level Endurance Runners: Effect on Performance Prediction) no Congresso Anual do Colégio Europeu de Ciências do Esporte (ECSS), um dos principais congressos científicos esportivos do mundo,  realizado em Barcelona, na Espanha.

O artigo científico apresentado busca prever a influência da escala alométrica na capacidade de prever o desempenho em corridas, usando valores da Running Efficiency (REff). A pesquisa é resultado de um estudo desenvolvido em parceria entre o Laboratório de Biomecânica e Ergonomia da Unicentro, o Laboratório de Pesquisa do Exercício da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Laboratoire de Motricité Humaine, Education, Sport ET Santé da Université de Nice Sophia Antipolis (UNSA), da França. A pesquisa integrou também as análises do doutorado do professor, desenvolvido na UFRGS, em co-tutela com a instituição francesa UNSA.

Segundo Marcus, a integração da comunidade acadêmica em eventos como esse, é fundamental para disseminar e expandir os trabalhos desenvolvidos na universidade. “A participação em eventos internacionais como o ECSS, possibilita um ganho significativo na busca do conhecimento científico e, consequentemente, na melhora da qualidade da pesquisa e da formação acadêmica, além de possibilitar uma importante visibilidade do trabalho desenvolvido em nossas universidades”, destacou o professor.

O evento, que contou com mais de três mil participantes e representantes de 75 países, foi realizado entre os dias 26 e 29 de junho, com apresentação de mais de dois mil trabalhos.