Unicentro participa da Conferência Municipal de Cultura

Mesa de autoridades da Conferência.

No dia 6 de julho, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) esteve representada na 1° Conferência Municipal de Cultura, em Guarapuava. Representando a universidade, a diretora de Cultura, Fernanda Pacheco Guevara Malvestiti, e a chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Elizabete Ribas Lustoza, estiveram na Casa da Cultura, onde ocorreu o evento que abordou o tema “Uma política de Estado para a Cultura: desafios do sistema nacional de cultura”.

Os participantes, divididos em grupos, debateram os quatro eixos temáticos: Implementação do sistema nacional de cultura no município; Produção simbólica e diversidade cultural, que tratou sobre o fortalecimento da produção artística e expressões culturais; Cidadania e direitos culturais, fundamental para garantir exercício dos direitos culturais; e Cultura e desenvolvimento, com foco na economia criativa como estratégia de desenvolvimento.

Para a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zanette, o evento foi o primeiro passo para que a cultura faça a diferença na vida do cidadão guarapuavano.

A diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, afirmou que a iniciativa da prefeitura faz com que Guarapuava seja inserida no Sistema Nacional de Cultura. Para ela, o evento superou a expectativa, principalmente pela participação de representantes de entidades, do Legislativo, artistas de diversas áreas, professores e estudantes, que presenciaram a quebra de paradigma, com o município vivendo um novo momento.

Já a diretora de Cultura da Unicentro explicou que a universidade esteve presente na conferência contribuindo com as discussões e reforçando o apoio da instituição nessa caminhada que visa fortalecer as bases da cultura em Guarapuava e, além disso, busca o estabelecimento de políticas culturais sólidas e permanentes.

“É um marco na história do município, pois, das discussões encaminhadas, surgiram diversas propostas que objetivam o enriquecimento e fortalecimento da cultura nos mais diversos níveis. A universidade pode contribuir, entre outras coisas, com a formação de gestores e agentes culturais que atuarão na produção cultural no município e região”, concluiu Fernanda.

Com informações da Prefeitura de Guarapuava.