Pesquisadora de Barcelona ministra palestra em Irati

Pesquisadora Maria Rodó de Zárate, da Universidade Autônoma de Barcelona.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus de Irati, recebeu no fim do mês de junho (25) a visita da pesquisadora espanhola Maria Rodó de Zárate, doutoranda da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e componente do Instituto de La Mujer, de Madrid. A convite do Departamento de Geografia, Maria veio à Unicentro ministrar uma palestra aos acadêmicos dos cursos de Geografia e Pedagogia do campus, sobre Geografias Feministas.

Ao longo da palestra foram abordados temas como sexo, gênero e sexualidade no campo da Geografia, tanto em uma abordagem histórica quanto em perspectivas atuais do ramo na ciência.

A vinda da pesquisadora ao Brasil está ligada a um intercâmbio de experiências realizado por Maria com o Programa de Doutorado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em conjunto com o Grupo de Estudos Territoriais (Gete), que vem abordando temáticas da Geografia Feminista na América Latina.