Evento da Apiesp resulta em documento a ser entregue ao governador

Reitores, representantes do Governo do PR e das universidades.

O evento “Estratégias de Inovação para o Estado do Paraná”, organizado pela Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público do Paraná) em conjunto com a Reparte (Rede Paranaense de Tecnologia), em Cascavel, encerrou na terça-feira (28), depois de mais um dia de atividades. No encontro, as agências tecnológicas das universidades e institutos apresentaram os seus resultados aos reitores das instituições de ensino superior e para os demais presentes. Assim como no dia anterior, as iniciativas foram discutidas no local, com os presentes sugerindo e dando suas opiniões após as apresentações.

O ponto alto da reunião, no entanto, foi a apresentação de um documento com diretivas para uma política de apoio às estruturas de fomento à inovação e ao empreendedorismo, realizado pelas universidades paranaense. Segundo o presidente da Apiesp e reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, “foi redigida uma boa minuta, que, com algum aprimoramento, pode ser entregue nas mãos do governador. A expectativa de entrega é de dez dias”. Aldo Bona ainda se disse satisfeito com o evento em geral.

O documento sela o sucesso da cerimônia, que em dois dias trouxe para a discussão temas importantes para a inovação no Estado do Paraná. A união das universidades paranaenses, dos setores de inovação e de pesquisa, por exemplo, surpreendeu o reitor da Unioeste, professor Paulo Sergio Wolff. “Estou há 30 anos na Unioeste e é a primeira vez que vejo tamanho envolvimento para que o Paraná alcance, através das universidades, o desenvolvimento tecnológico. A Apiesp, e o secretário Alípio Leal estão fazendo um ótimo trabalho”, afirmou.

Com informações da Apiesp.