Apiesp inicia evento sobre inovação em Cascavel

Abertura do evento contou com a presença de representantes do governo e reitores.

Começou ontem (27), em Cascavel, o evento “Estratégias de Inovação para o Estado do Paraná”. O encontro, organizado pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e pela Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte), continua hoje, durante toda a tarde, com a presença de vários reitores das universidades públicas paranaenses, autoridades, gestores de incubadoras e agências de inovação do estado.

Presidida pelo professor Aldo Nelson Bona, presidente da Apiesp e reitor da Unicentro, o encontro debate a inovação tecnológica. “O momento é totalmente favorável para a discussão e, consequentemente, para avanços na área da inovação no Paraná”, avalia Aldo Bona.

Com objetivo de aproximar as universidades e a comunidade empresarial, a reunião tem intuito de fortalecer a pesquisa e a inovação em todo o Paraná. Durante o evento, foram apresentados os projetos de incubação das universidades públicas do Paraná, analisados e discutidos por representantes das instituições e por empresários que compareceram ao local.

O secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, esteve representando o governo e sugeriu um equilíbrio no foco das ações de inovação paranaense. “Sabemos que grande parte de nossa economia está ligada à agropecuária, mas devemos lembrar que as pessoas vivem mais nas cidades que no campo. Com isso, devemos focar na integração dos trabalhos e investir nas agências e nos núcleos de inovação e tecnologia”, afirmou.

Na tarde desta terça-feira (28), após mais apresentações de projetos e discussões (desta vez das agências de inovação), será redigido um documento com normas para uma política de apoio às estruturas de fomento à inovação e ao empreendedorismo. À frente dessa etapa está a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a professora Nádina Aparecida Moreno. O momento encerrará o evento, que tem gerado expectativas nos setores de incubadoras do Paraná.

Com informações da Apiesp

Contato no evento: Ulisses Zinhoni (ulissesfz@gmail.com)