Livro apresenta documentos históricos de Guarapuava

Autora mostra a obra.

Ocorre no dia 28 de maio, às 19h30, o lançamento do livro “Subsídios para a história de Guarapuava”, de autoria de Alcioly Terezinha Gruber de Abreu, docente aposentada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento acontece no Centro de Exposições da Unicentro, no Campus Santa Cruz, em Guarapuava.

O livro é resultado de uma pesquisa pessoal da professora Alcioly realizada em 2010, acerca das discussões da data correta do aniversário de Guarapuava. Com documentos originais digitalizados e anexados à obra, a autora apresenta as datas de ocupação e fundação da cidade.

Enriquecendo o acervo documental de Guarapuava, Alcioly ressaltou que o exemplar contribui de forma bastante esclarecedora para a história local. “A data que vinha sendo comemorada era da ocupação dos Campos Gerais. O objetivo da obra foi comprovar, por meio de estudos e pesquisas, a verdadeira idade de Guarapuava, bem como retratar sua história, considerando a necessidade de expor esse período da cidade à população guarapuavana”, revelou a autora.

O lançamento da obra ocorre por meio de uma parceria entre a Unicentro, a Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau), a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) e o Instituto Histórico de Guarapuava (IHG).

As fotos da reunião da Adau, com a participação da Autora, estão disponíveis no Banco de Imagens da Unicentro (acesse aqui).