Reitor integra Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do PR

Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do PR

O professor Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participou nesta segunda (22) de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), que estava desativado há duas décadas. Aldo integra o Conselho na condição de presidente da Apiesp, a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público do PR. A retomada do Cedes é parte de uma ação maior do Governo do Estado em reforçar as relações com a sociedade, além de buscar contribuir para a elaboração de políticas públicas. O evento aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba. No total, o Cedes tem 41 cadeiras, com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de lideranças de federações e associações setoriais e de classe. “A inclusão da Apiesp no conselho demonstra o reconhecimento do governador Beto Richa acerca da importância que as universidades estaduais têm para o PR”, pondera o professor Aldo. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, igualmente faz parte do Cedes, como presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Durante a reunião, o governador apresentou balanço dos dois anos de gestão (em áreas como saúde, segurança, educação e infra-estrutura rodoviária, ferroviária e portuária) e destacou o papel do fórum para a administração do PR. “O grupo é um instrumento de diálogo que aproxima o setor produtivo e o público”, disse Richa. “É importante que todos os representantes do conselho tenham conhecimento de todos os nossos programas e investimentos”, continuou Richa. O governador citou como exemplo a contratação de mais professores e policiais, além da correção salarial das duas categorias. “Durante a reunião, o governador também destacou a importância da resolução das questões envolvendo a Vizivali, um caso antigo que, agora equacionado, com a participação decisiva das universidades estaduais, está beneficiando milhares de paranaenses”, comentou o professor Aldo.

Ao longo da tarde, diversos secretários de estado igualmente apresentaram balanço de ações, como Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social) e Luiz Carlos Hauly (Fazenda), dentre outros.

Composição

O Cedes é presidido pelo governador e formado por 40 órgãos do poder Executivo, Legislativo e Judiciário e por federações, associações e outras entidades representativas de classe e da sociedade. Do Executivo, integram o conselho os secretários da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul; da Fazenda; do Planejamento e Coordenação Geral; da Família e Desenvolvimento Social; da Agricultura e do Abastecimento; da Infraestrutura e Logística; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do Desenvolvimento Urbano; do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além dos Diretores da Fomento Paraná e da Agência Paraná de Desenvolvimento.

A sociedade civil organizada está representada pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná; Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná; Federação do Comércio do Estado do Paraná; Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná; Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Organização das Cooperativas do Estado do Paraná; Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná; e da Federação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná.

Ainda integram o conselho a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná; Receita Federal no Estado do Paraná; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul; Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público; Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais; Força Sindical do Paraná; União Geral dos Trabalhadores; Associação dos Magistrados do Paraná; Associação dos Municípios do Estado do Paraná; Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná; Conselho Diretor da Pastoral da Criança no Paraná; Conselho Estadual da Mulher do Paraná; Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná; Ministério Público do Paraná; Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Secção do Paraná; Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná; e Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil – Secção do Paraná.