Reitor da Unicentro participa do 52º Fórum Nacional de Reitores

Fórum da Abruem.

Desde a última quarta-feira (17), na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ocorre o 52º Fórum Nacional de Reitores. O evento promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em parceria com a Uema, se estenderá até o próximo sábado, dia 20, e debaterá o tema “O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país”. O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, participa do evento.

De acordo com os organizadores, a temática em discussão busca, sobretudo, chamar a atenção das universidades e da academia científica de um modo geral para a importância de um estudo acurado das carências das instituições de ensino superior (IES) em termos de profissionais capacitados e a necessária adequação do sistema educacional para atender à crescente demanda nessas áreas. Além disso, o Fórum tem o intuito de difundir e produzir conhecimento junto à sociedade, durante os quatros dias do encontro, no qual será possível estreitar os laços entre as filiadas e estabelecer a troca de conhecimentos.

Na solenidade de abertura, o reitor da Uema, professor José Augusto Silva Oliveira, declarou que o tema do encontro leva à inquietação e à modificação do fazer cotidiano da IES, de modo a responder satisfatoriamente à crescente demanda para uma série de novas frentes de trabalho. “Está bem claro a importância da universidade estadual e também da municipal como locus destinado a prover cada unidade federativa, distinta e diferenciadamente, com o estoque do conhecimento para atender ao bem estar coletivo” afirmou.

O reitor da Unicentro parabenizou os organizadores do evento pela importância dos debates realizados (como o papel das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento do país e a questão da autonomia universitária) e lembrou que o próximo fórum será no Paraná, sendo que a Unicentro será uma das organizadoras, juntamente com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e as outras seis universidades estaduais do estado. O próximo Fórum será de 16 a 19 de outubro deste ano, em Foz do Iguaçu (PR).

Sobre a Abruem – A Abruem foi criada em 1991, durante a realização do 12º Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, com a finalidade de integrar, valorizar e defender seus propósitos institucionais, além de promover e coordenar, em âmbito nacional, discussões sobre as políticas voltadas para o Ensino Superior.

Desde então, duas vezes por ano, a Associação, com a parceria de reitores das 40 universidades públicas, que hoje a integram, vem realizando novos fóruns, sempre com a participação de educadores renomados e de autoridades governamentais e acadêmicas convidadas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Uema.