Unicentro tem 15 acadêmicos selecionados para o Verão Maior Paraná 2025

Unicentro tem 15 acadêmicos selecionados para o Verão Maior Paraná 2025

A Secretaria de Estado do Esporte (SEES) divulgou a lista de acadêmicos aprovados para atuar como monitores no Verão Maior Paraná 2025. Quinze estudantes da Unicentro estão entre os 154 universitários que vão integrar as ações de lazer, saúde e segurança no litoral e em outras cidades turísticas paranaenses. O projeto acontece entre 28 de dezembro e 2 de fevereiro.

Dos 15 selecionados da Unicentro, seis são do curso de Educação Física, cinco de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – e quatro de Turismo. Os monitores vão desenvolver atividades em praias e pontos turísticos do Paraná, conforme a sua formação.

Quatro estudantes do curso de Turismo participaram da capacitação e foram aprovadas como monitoras da próxima edição do Verão Maior (Foto: reprodução)

A estudante de Turismo Ísis Mayara Montalvão vai atuar no terminal em Paranaguá, onde turistas embarcam para a Ilha do Mel. “Tem muitos estrangeiros que chegam e, às vezes, o pessoal que vende os bilhetes não entende o que eles estão falando. E eu sei tanto inglês quanto espanhol, então acho que vai ser uma boa ajuda nisso”, observa a acadêmica.

Para ela, participar do Verão Maior permite que os estudantes encarem situações profissionais mais realistas. “Na Unicentro, a gente já trabalhou com eventos em ambientes um pouco mais controlados. Mas, no litoral, nós vamos interagir diretamente com os turistas. Então os problemas vão chegar ali na hora e vamos ter que lidar com isso”, vislumbra Ísis.

Do curso de Educação Física do Câmpus Cedeteg, a aluna Maria Rita Bernardino é uma veterana do Verão Maior. “Vai ser meu terceiro ano indo para o projeto. Em 2023 eu fui para Porto Rico, em 2024 para Guaratuba e agora estou indo para um posto itinerante em Pontal do Paraná”, conta.

Maria Rita, do curso de Educação Física, já participou por dois anos consecutivos da temporada e segue para uma terceira em 2025 (Foto: arquivo pessoal).

A proposta desse tipo de posto é a circulação por diferentes balneários da região. “Vamos fazer recreação, torneios esportivos, passar danças”, descreve a aluna da Unicentro. “Estou animada e ansiosa para ver como vai ser e como vou me sair, mas já dá para ver que nossa equipe está bem unida, então as expectativas são boas”, projeta.

Capacitação para monitoria

O resultado dos selecionados para o Verão Maior 2025 foi publicado depois que os inscritos participaram de uma capacitação na semana passada, em Pontal do Paraná. Na ocasião, oficinas, palestras e simulações foram conduzidas por profissionais da SEES, da Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e de outros órgãos estaduais.

“A capacitação mistura palestras informativas com visitas técnicas em cada uma das praias para saber onde são os postos que a gente vai trabalhar”, relata a acadêmica Ísis.

Ao todo, 154 estudantes universitários vão atuar como monitores no Verão Maior Paraná 2025 (Foto: SEED).

Na Educação Física, os estudantes fizeram projetos de recreação e atividades que poderão ser aplicadas durante a temporada no litoral. “Foram seis dias de muito aprendizado de coisas práticas, de colocar a mão na massa mesmo. Vou levar para minha vida profissional”, resume a estudante Maria Rita.

Confira a lista completa de selecionados da Unicentro para o Verão Maior:

Educação Física – Irati: Gabriel Henrique Kobilacz, Giuliano Marcelo Bolde, Pedro Henrique Joffe e Thaissa Senko.

Educação Física – Guarapuava: João Rafael Larini Paccola e Maria Rita de Kassia Bernardino.

Publicidade e Propaganda: João Pedro Vigo e Yaloni Camparin.

Jornalismo: Kayla Lima, Lucas Scotini e Luiz Henrique de Souza.

Turismo: Gracyela Bochenek Ribas, Ísis Mayara Montalvão, Jéssica Gonçalves e Vitória Karoline Byczkovski.

O projeto

O Verão Maior Paraná reúne atrações gratuitas no litoral paranaense e outras cidades turísticas do estado, incluindo shows nacionais e internacionais, atividades esportivas e de recreação, além de ações de lazer, segurança e bem-estar. Organizado pela SEES, em parceria com outras secretarias e órgãos estaduais, o projeto movimenta milhares de pessoas entre o final de dezembro e início de fevereiro.

Por Amanda Pieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *