Estágio em Fonoaudiologia promove sessão de cinema para crianças em Irati

Na quarta-feira (17), alunos da Escola Municipal Tancredo Martins foram ao Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para assistir a um filme. A sessão de cinema foi promovida por um grupo de estágio da disciplina de Fonoaudiologia Educacional, ministrada pela professora Kyrlian Bortolozzi.

O filme escolhido foi “Goosebumps”, obra baseada na famosa série de livros infantis de terror. A exibição foi pensada como uma estratégia para reforçar o trabalho de incentivo à leitura e à escrita que tem sido desenvolvido ao longo do estágio.

Turmas do 3º ano do Ensino Fundamental participaram da atividade (Foto: Coorc)

“A gente vem trabalhando a dimensão da leitura em diferentes contextos. Entendemos que o processo de apropriação do letramento se estabelece ao longo do ensino fundamental e percebemos que, muitas vezes, as crianças chegam ao 3º ano ainda com fragilidades na leitura e na escrita”, explica a professora Kyrlian. 

De acordo com a docente, as atividades são elaboradas levando em consideração as demandas apresentadas pela escola. “Na fonoaudiologia educacional, a gente faz um percurso um pouco diferente, entendendo que a escola não é um espaço clínico. É um espaço educacional e que é importante a fonoaudiologia estar lá dentro, construindo relações para pensar a potência dos processos e não somente os distúrbios da comunicação”, pontua.

Com direito à pipoca e “ingresso” para a sessão, as crianças ficaram empolgadas com a experiência. “Foi a primeira vez que eu vim aqui na Unicentro, é bem grande e bem legal. E o filme tinha bastante ação, eu adorei”, comenta Yasmin, de nove anos. 

“Quando falam em fonoaudiologia, a gente normalmente pensa em uma consulta ou algo relacionado à voz, mas esse trabalho voltado à leitura que elas estão fazendo tem sido muito importante. Vejo que agora as crianças estão se interessando por outros tipos de livros, ficam procurando coisas novas na biblioteca”, detalha a professora da Escola Tancredo Martins, Fernanda Witkowski.

“A cada atividade, percebemos a importância de criar vivências significativas que vão além da sala de aula. Conseguimos entender na prática como o fonoaudiólogo educacional atua em parceria com a escola, promovendo não apenas o apoio individual, mas também oportunidades coletivas”, complementa a estagiária Samira Barbosa Wachholz.

 

Por Paula Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *