Evento no Câmpus de Irati traz deputado Tadeu Veneri para debater Plano Nacional de Educação

Na última sexta-feira (29), o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla/I) do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu um debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Na ocasião, estudantes e professores dialogaram com o deputado federal Tadeu Veneri, integrante da Comissão Especial que está analisando o PNE na Câmara dos Deputados.

“Como os cursos do Sehla são todos licenciaturas – nós formamos docentes que irão trabalhar com a educação –, é de crucial importância os nossos estudantes conhecerem o PNE”, contextualiza a diretora do Sehla de Irati, professora Luciane Trennephol da Costa.

Professora Priscila Pacheco, do Departamento de Pedagogia, apresentou o Plano antes do debate (Foto: Coorc).

O PNE é um plano estratégico instituído por lei que estabelece diretrizes para a educação brasileira em todos os níveis e modalidades de ensino. O Plano em vigor foi pensado para o período de dez anos e foi prorrogado para mais um, até o final de 2025. Um dos objetivos da atividade no Câmpus de Irati foi apontar lacunas deixadas na aplicação do PNE. 

“Uma das coisas que mais dificultou parte da execução do Plano de 2014 a 2024 foi justamente a falta de financiamento. Se não há recurso, não há educação. Muitas das metas que nós tínhamos não foram cumpridas”, critica o deputado Tadeu Veneri.

Durante a passagem pela Unicentro, o parlamentar buscou incentivar uma postura crítica nos futuros professores que acompanhavam o evento. “Os estudantes que saem da licenciatura para uma sala de aula, em um primeiro momento, se deparam com uma estrutura e um salário, muitas vezes, precários. E isso é um desestímulo para a carreira”, observa Tadeu. 

Deputado federal Tadeu Veneri integra a Comissão Especial que está analisando a proposta do PNE 2025 na Câmara (Foto: Coorc).

“Eu diria que o nosso primeiro desafio é fazer com que a profissão de educador, em qualquer nível, seja valorizada como todas as outras profissões, do ponto de vista não só econômico, mas de condições de trabalho”, acrescenta o deputado, elencando as prioridades para o próximo decênio.

Antes do debate, a professora Priscila Pacheco, do Departamento de Pedagogia, fez uma breve apresentação sobre o Plano de 2025, citando os 18 objetivos que abrangem desde a educação infantil até o ensino superior. O debate com Tadeu Veneri foi conduzido pelos professores André Specht, do Departamento de Letras, Hélio Sochodolak, do Departamento de História, e pelas professoras Priscila e Luciane. O público de estudantes também pode interagir e fazer perguntas ao deputado. 

Para Karina Colarites, egressa de Pedagogia e mestranda em Educação na Unicentro, a discussão sobre o PNE colaborou para a sua atualização de conhecimentos sobre o assunto. “Principalmente quem está atuando nas escolas, a gente vê que é necessária essa participação ativa para saber os próximos rumos da educação, as metas que foram alcançadas e o que ainda precisa melhorar”, observa Karina.

O deputado enfatizou que debates como o promovido na Unicentro são essenciais para que o novo PNE priorize a perspectiva de quem vai atuar, de fato, na educação. “Nenhum país do mundo, nenhuma sociedade conseguiu evoluir sem educação. Ela é a chave. É preciso repensar a educação no Brasil como mais inclusiva e voltada para a cidadania”, salienta Tadeu.

Por Amanda Pieta

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