Curso de Pedagogia lança livro sobre alfabetização no Câmpus Avançado de Prudentópolis
Na última sexta-feira (9), o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou o lançamento do livro “Alfabetização e Letramento: políticas, teorias e práticas”. O evento no Câmpus Avançado de Prudentópolis reuniu acadêmicos e docentes, além de professoras da rede básica de ensino.

Apresentação do Grupo Folclórico Vesselka abriu a programação (Foto: Coorc)
A publicação foi organizada pelas professoras Andréa de Paula Pires e Marta Rosani Taras Vaz. Ela reúne as discussões da 14ª Semana de Pedagogia, promovida pelo curso no início do ano passado.
A professora Andréa conta que o livro é dividido em três partes. “A primeira traz a discussão sobre as políticas no campo da alfabetização. Na segunda, falamos sobre as teorias da alfabetização e suas práticas e, no terceiro capítulo, nós trazemos a alfabetização num contexto da educação inclusiva”, resume a docente.
O evento também foi uma oportunidade para discutir o processo de formação do professor alfabetizador. A professora Susana Soares Tozetto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi convidada para ministrar uma palestra sobre o tema.
“É uma profissão que exige uma gama significativa de conhecimentos e saberes. Então a ideia de hoje foi conversar um pouco sobre como essa formação se constitui historicamente e epistemologicamente, ou seja, quais elementos compõem a organização do trabalho pedagógico, da sala de aula, da escola, de uma maneira geral”, afirma a palestrante.
1º Encontro do Pibid de Alfabetização
Além do lançamento, a noite foi marcada pelo 1° Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Essa é a primeira vez que o programa conta com bolsistas de Pedagogia atuando também em Prudentópolis.
Ao todo, 16 alunos bolsistas estão participando, divididos em duas escolas municipais. “O Pibid em Prudentópolis é uma conquista para nós e uma grande oportunidade para os alunos daqui. Eles estão bem envolvidos, orgulhosos de serem pibidianos. Além disso, as bolsas são um elemento motivador para a permanência deles no curso”, enfatiza a professora Marisa Schneckenberg, coordenadora do subprojeto ‘Alfabetização’ do Pibid.
Executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa é uma iniciativa voltada à inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas. “No Pibid, o aluno atua na escola por dois anos, então ele estabelece um vínculo pedagógico. É um programa que traz essa ideia de continuidade do processo de formação”, complementa a docente.
Por Paula Claro
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