Cursos do Câmpus de Irati estão entre os melhores do Paraná

Cursos do Câmpus de Irati estão entre os melhores do Paraná

Summary

Fonoaudiologia e as Engenharias Ambiental e Florestal foram destaque no Conceito Preliminar de Cursos, do Ministério da Educação

Os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Fonoaudiologia do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão entre os melhores do estado do Paraná. É o que revela os Indicadores da Qualidade do Ensino Superior, através do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), divulgados recentemente pelo Ministério da Educação. Os três cursos obtiveram nota 4 no CPC, do máximo de 5, e conquistaram boas posições no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), gerado a partir do comparativo entre os cursos e universidades.

Para o diretor do Câmpus de Irati, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, as conquistas são resultado do empenho da comunidade universitária na busca diária pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. “Tal avaliação demonstra a nossa qualidade, sendo a Unicentro uma escolha acertada, pois somos uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com diferentes opções de cursos de graduação, mestrado e doutorado”, enfatiza o diretor.

As notas de Fonoaudiologia na Unicentro consagraram o curso com o primeiro lugar no Paraná. Na região sul, o curso ocupa a 4ª posição no ranking, e está entre os doze melhores do país. “Somos o melhor curso de Fonoaudiologia do Paraná nesse momento e tenho certeza que isso é resultado de estarmos em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. A gente tem condições para fazer pesquisa, para fazer extensão, levando o nome da Unicentro para fora dos muros da universidade”, destaca a vice-chefe do Departamento de Fonoaudiologia, professora Eliane Cristina Pereira.

Os três cursos obtiveram nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), do máximo de 5, e conquistaram boas posições no ranking de melhores cursos do Paraná

O Conceito Preliminar de Cursos considera as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o processo formativo dos acadêmicos e as condições de oferta dos cursos, como a qualificação docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.

Segundo a professora Eliane, a formação continuada das professoras, a Clínica-Escola de Fonoaudiologia e os laboratórios vinculados ao curso colaboram para os bons resultados. “Todos esses espaços fazem com que a gente tenha mais condições de trabalho, mais locais em que a gente pode desenvolver nossas atividades. O empenho dos professores na busca por cursos de atualização, em buscar o melhor meio didático para fazer com que os alunos aprendam, faz toda a diferença”.

Outro destaque no CPC foi a Engenharia Florestal, que foi o 2º melhor do Paraná, o 5º da região sul e o 15ª mais bem avaliado do Brasil. Com 25 anos, o curso possui uma estrutura sólida de laboratórios, equipamentos, viveiros e áreas experimentais.

Para o chefe do Departamento de Engenharia Florestal, professor Vagner Alex Pesck, essa projeção no ranking firma um compromisso para a manutenção de um ensino de qualidade. “Acho que estarmos entre os melhores cursos do Brasil reforça a responsabilidade em continuar promovendo uma formação de excelência pros nossos alunos. O reconhecimento é um importante indicativo para os futuros alunos e para o mercado de trabalho, que se mostra cada vez mais aquecido e carente de profissionais bem formados”, vislumbra Vagner.

A Engenharia Ambiental também foi avaliada nessa edição dos Indicadores da Qualidade do Ensino Superior, ficando entre os melhores do Paraná, do sul e do Brasil. O professor Fabrício Ventura Barsi, chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, avalia que o resultado para o curso foi bom e pode melhorar ainda mais nos próximos anos. “Nessas avaliações, a gente vem crescendo ano a ano. A infraestrutura está melhorando na universidade, a gente ganhou equipamentos novos, um laboratório novo, mas ainda tem muito o que crescer”, projeta o docente.

Para manter as boas avaliações a Unicentro segue investindo em melhorias. “Estamos finalizando um Laboratório de Microscopia para as engenharias, enquanto, para o curso de Fonoaudiologia, estamos alinhando uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para ampliarmos nossos serviços clínicos”, exemplifica o diretor do Câmpus Irati. “Contribuímos, assim, diretamente com nossos alunos e com a comunidade de Irati e região”, finaliza Ronaldo.

Unicentro entre as melhores universidades

No ranking das melhores universidades do Brasil, a Unicentro ocupa a 44ª posição entre as 202 instituições deste tipo. Além disso, é a 15ª com melhores notas na região sul e 6ª melhor do Paraná. Se considerar somente as universidades estaduais, a Unicentro é a 9ª melhor do Brasil, a 5ª do sul e a 4ª melhor avaliada no Paraná.

Essa última edição dos Indicadores da Qualidade do Ensino Superior foi voltada para cursos das áreas de ciências agrárias, engenharias e arquitetura, ciências da saúde, tecnologia e gestão. Integram os índices 9.812 cursos de 2101 instituições de ensino em todo o país. Na Unicentro, foram dez cursos avaliados: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Nutrição. Todos os cursos ficaram entre os melhores do Paraná.

Por Amanda Pieta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *