Festival de Dança e Artes do Corpo mobiliza curso de Educação Física em Irati

Festival de Dança e Artes do Corpo mobiliza curso de Educação Física em Irati

A oitava edição do Festival de Dança e Artes do Corpo movimentou o Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) na última quarta-feira (11). Universitários e estudantes da rede estadual de ensino subiram ao palco do Auditório Denise Stoklos com coreografias de dança livre, ginástica e valsa.

Apresentações foram prestigiadas pela comunidade universitária e local (Foto: Coorc)

O primeiro grupo a se apresentar foi o UniMooving que, inspirado no High School Musical, misturou elementos acrobáticos e de dança em sua apresentação. A escolha pelo filme da Disney veio das alunas Hellen Brizoto e Marceli Stelle. Ambas, junto com a professora Debora Gomes, fizeram toda a coreografia.

“Nós somos apaixonadas pelo filme. Então conseguimos convencer o grupo a dançar High School Musical também”, conta Hellen. “Foi uma experiência muito divertida. Fomos pensando em como poderíamos adaptar as coreografias do filme e acolher as ideias dos outros integrantes também”, acrescenta Marceli.

Já a valsa ficou por conta de um grupo de alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual João XXIII. Incentivados pela professora Silvana Maria Scheidt, eles ensaiaram a dança nas aulas de educação física. “Nós trabalhamos primeiro a parte teórica sobre a dança de salão e os contextos sociais em que a valsa está presente. A ideia era desenvolver o gosto pela dança dentro do ambiente escolar, para que eles levassem isso para a vida deles também”, comenta a professora.

Alunos do Colégio Estadual João XXIII ensaiaram a valsa nas aulas de educação física (Foto: Coorc)

Para a chefe do departamento e também organizadora do evento, professora Debora Gomes, a comunidade externa tem trazido grandes contribuições ao festival. “A cada ano a gente tem conseguido envolver mais os nossos alunos e a comunidade. Fiquei muito feliz em ver um grupo tão jovem se aproximar desse tipo de atividade”, afirma. 

Nesta edição, o festival teve a participação de alunos do 1º ao 4º ano do curso de Educação Física. Wesley Gabriel dos Santos, do 2º ano, conta que para conciliar com a rotina universitária, ele e os colegas ensaiavam nos intervalos do almoço. “Com as aulas e tudo mais, esses eventos acabam sendo um momento de descontração pra gente. Ensaiamos sempre nas terças e quintas e, apesar do nervosismo, deu tudo certo no final”, avalia. 

Promovido pelo Departamento de Educação Física do Câmpus de Irati (Deduf/I), o Festival de Dança e Artes do Corpo surgiu em 2012 com o intuito de compartilhar o que é desenvolvido nas aulas de Práticas Corporais Rítmicas e de Práticas Expressivas. A atividade é organizada por meio dos projetos extensionistas UniMooving e Circo em Contextos. 

“Esse é um momento dos acadêmicos mostrarem o que estão aprendendo e também motivar os que ainda vão passar por essas disciplinas. Na educação física, a área de atividades rítmicas e expressivas nem sempre é abraçada pelos professores e profissionais. Mas deveria ser, porque ela traz muitas possibilidades no campo profissional”, conclui a professora Debora.

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *