Projeto do curso de Administração da Unicentro é premiado na fase estadual do Desafio Liga Jovem

Projeto do curso de Administração da Unicentro é premiado na fase estadual do Desafio Liga Jovem

Um projeto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi selecionado como o melhor do Paraná no 2º Desafio Liga Jovem, uma competição de inovação e tecnologia promovida pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias de Futuro. Produzido por alunas do curso de Administração do Câmpus de Irati, o projeto “Mãos Femininas” vai agora representar o estado na fase regional do desafio. 

Mais de 49 mil estudantes de todo o país participam desta edição do Desafio Liga Jovem. Na categoria Ensino Superior, o grupo da Unicentro passou por duas seletivas até chegar à premiação estadual. “Na primeira fase, elas ficaram entre os seis melhores projetos do estado. Agora elas vão para a regional, que será entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e depois tem a fase nacional”, conta o professor Aldo Siatkowski, orientador do projeto.

Projeto vencedor da etapa estadual pretende auxiliar mulheres rurais na produção e venda de sabonetes orgânicos (Foto: Divulgação)

“Mãos Femininas” foi desenvolvido pelas acadêmicas Letícia Colaço dos Santos, Liliane Gnatkoski Borges, Maria Isabel Vidal Fernandes, Paloma Eduarda Bilibio e Viviane Aparecida Schamn com a intenção de beneficiar mulheres chefes de família em áreas rurais. A ideia do projeto é fazer com que elas tenham acesso a cursos para aprender a produzir sabonetes orgânicos a partir de ingredientes do campo, como camomila, lavanda e mel. Além da capacitação, a iniciativa visa auxiliar na venda desses sabonetes por meio de uma plataforma de e-commerce. “Queremos impactar integralmente a vida das mulheres rurais, unindo empoderamento econômico, transformação social e sustentável, e proporcionando um ambiente de autonomia financeira”, enfatiza Letícia, líder da equipe. 

Atualmente, segundo o orientador, cerca de 30% das famílias em áreas rurais são chefiadas por mulheres. “A maior parte delas dependem de agricultura familiar para garantir a renda e nem sempre elas têm as melhores condições de trabalho, têm poucas garantias de segurança social e direitos trabalhistas. Então o foco principal é melhorar o sustento dessas famílias”, explica. 

Se for viabilizado, o projeto pretende trabalhar inicialmente com famílias de Irati. “A ideia é começar com 20 mulheres, mas é um formato que pode ser replicado na região, dependendo da especificidade de cada uma das áreas rurais. É um projeto completamente viável de ser executado, então esperamos que a gente consiga isso ao longo do tempo através de parcerias”, complementa Aldo. 

Por enquanto, a equipe se prepara para as próximas etapas da competição com grandes expectativas. “Na primeira fase ficamos surpresas por sermos selecionadas. Já na fase estadual, estávamos mais confiantes, pois agora sabemos o quão grande é o potencial do nosso projeto. No momento vamos aprimorá-lo para apresentar na fase regional”, conclui Letícia. 

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *