Professora Maria Rita Kaminski Ledesma nomeará Centro Acadêmico de Pedagogia de Irati

Uma homenagem a quem dedicou a vida à Pedagogia e à Unicentro. Após votação, o Centro Acadêmico do curso no Câmpus Irati passa agora a ter o nome de Maria Rita Kaminski Ledesma. A escolha é mais um tributo à professora que, por 30 anos, trabalhou na instituição, tendo atuado também como diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, vice-diretora do câmpus, coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) e integrante dos conselhos superiores da universidade. Maria Rita faleceu em 13 de fevereiro de 2021, vítima da Covid-19.

Por iniciativa do acadêmico Kauã Jaison Koczyla Marques dos Santos, do 3ª ano de Pedagogia, o Centro Acadêmico do curso foi reativado neste ano, após interromper as suas atividades durante a pandemia do novo coronavírus. Kauã é agora o presidente do CA e conta que para colocá-lo em funcionamento novamente foi necessário reunir os alunos para compor uma chapa, redigir um estatuto atualizado e escolher um nome para a entidade. “A gente queria que fosse um centro acadêmico totalmente democrático, com o apoio e com decisões em conjunto com todos os acadêmicos do curso. Então, começamos a reunir sugestões de nomes e em conversa com as professoras, elas falaram sobre a história da Maria Rita. Montamos uma enquete com seis nomes e junto com ela, a gente mandou uma descrição de cada pessoa, nomes importantes para a pedagogia, e foi aí que a Maria Rita ganhou”, explica.

Maria Clara Molinari, estudante do 2º ano, é diretora de Relações Acadêmicas do CA. Antes mesmo de iniciar Pedagogia na Unicentro, ela tomou conhecimento sobre a figura de Maria Rita, que foi professora da sua mãe, em um curso de magistério ofertado no Colégio São Vicente, em Irati. “A minha mãe comentava muito que ela era uma professora muito amorosa. Que uma vez ela levou os alunos à casa dela assistir a um filme, que é uma atitude que em geral os professores não fazem, e a Maria Rita fez ali esse acolhimento. Então, isso marcou a memória da minha mãe. E a gente ouve também as nossas professoras falarem, que ela era realmente muito amorosa e muito prestativa. É muito bonito também ver esse significado no nosso centro acadêmico. Eu acho importante poder trazer essa memória, reviver essa memória com o nome do nosso centro acadêmico”.

A eleição do nome comoveu os docentes do curso de Pedagogia, como Angela Corso. Atual chefe do departamento, ela foi aluna e colega de Maria Rita. “Os professoras e as professoras que tiveram a possibilidade de conviver com a professora Maria Rita ficaram emocionados com a escolha do nome do centro acadêmico. Para nós, representou um ato de sensibilidade e humanidade dos estudantes pela empatia e reconhecimento da trajetória da professora Maria Rita na instituição e também no curso de pedagogia”, enfatiza.

De acordo com o presidente do CA, está programada para ser realizada uma noite cultural no mês de agosto em celebração à memória da professora Maria Rita Kaminski Ledesma. “Queremos tentar trazer familiares dela aqui para Unicentro, para participar dessa homenagem. A gente espera que as próximas gestões do centro acadêmico mantenham essa noite cultural para que ela esteja sempre mais presente aqui com a gente”, ressalta Kauã.