Big Belas Band foi destaque da programação pelos 27 anos da Unicentro no Campus Irati

Big Belas Band foi destaque da programação pelos 27 anos da Unicentro no Campus Irati

Público lotou o Auditório Denise Stoklos (foto: Marina Lukavy)

As comemorações pelos 27 Anos da Unicentro tiveram início no mês de junho e seguem até setembro. Fazendo parte da programação de aniversário, o campus Irati recebeu a apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que faz parte da Universidade Estadual do Paraná, a Unespar.

O professor e diretor do campus de Irati Afonso Figueiredo Filho destaca que o Auditório Denise Stoklos recebeu além de estudantes, professores e funcionários do campus, integrantes da comunidade que também participaram da celebração. “Nós ficamos muito felizes porque vimos esse auditório lotado e eu fico mais feliz porque vi várias pessoas da nossa comunidade. Em geral, nossos encontros são mais acadêmicos e envolvem mais o pessoal da universidade mesmo, mas inúmeras pessoas da comunidade externa vieram e vibraram com o acontecimento”, complementa Afonso.

Já o vice-diretor do campus e professor Erivelton Fontana de Laat ressalta a qualidade dos músicos e da apresentação da Big Belas. “Foi um evento fantástico. A cidade e a universidade presenciaram aqui uma banda de excelente nível, nível acadêmico, e isso marca as comemorações do aniversário aqui no campus”, afirma.

Marco Aurélio, diretor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (foto: Marina Lukavy)

A Big Belas Band é formada por alunos e ex-alunos de diferentes curso da Unespar, e também, por membros da comunidade. O diretor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Marco Aurélio Koentopp explica que o grupo que foi formado a partir de 2011, e trouxe um diferencial justamente no repertório.

A Escola de Música e Belas Artes tem um cunho bastante erudito, então a big band entra como uma outra opção de um repertório de jazz, samba, bossa nova, temas de filme. Essa foi a principal proposta de nós montarmos esse grupo, darmos uma outra opção dentro de um meio erudito que é a Belas Artes, para dar vazão a um outro repertório que os alunos também precisam”, conta Marco Aurélio.

A Big Belas segue a formação tradicional de uma big band, que é composta por quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones, piano, guitarra, baixo e bateria. Segundo o músico Mackelvin Silva, o repertório é atualizado a cada novo semestre. “O repertório da Big Belas Band é bem vasto e vive se renovando. Aqui no campus apresentamos vários clássicos do jazz e de música pop com arranjos preparados para uma big band. E fora do que foi apresentado aqui, temos muitas músicas que são arranjos dos alunos da Belas Artes e também composições mesmo dos próprios alunos”, detalha Mackelvin.

Grupo segue a formação clássica de uma big band (foto: Marina Lukavy)

A bioquímica Maria Helena Sékula Smolka foi até o campus Irati com a família para apreciar a apresentação. Para ela, que acompanhou o processo de implantação da Unicentro, é sempre uma satisfação participar de eventos promovidos pela universidade. “Me sinto orgulhosa de ser iratiense e ter a Unicentro em Irati. A música que desfrutamos foi fantástica, eu gosto muito de jazz e foi uma oportunidade única participar desta audiência aqui. Quero agradecer a Unicentro e espero vir em muito mais oportunidades aqui, desfrutar de momentos tão agradáveis e ver essa juventude ouvindo uma música de qualidade”, conclui Maria Helena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *