Unicentro representada pelo Projeto Entredocentes em seminário na Unicamp

Seminário Rades reuniu docentes para debaterem práticas pedagógicas no ensino superior

As universidades têm papel determinante para o desenvolvimento social e econômico das sociedades onde estão inseridas. Do mesmo modo, os professores universitários – ao desempenharem suas funções no ensino, na pesquisa e na extensão – também são decisivos. Por isso, a Unicentro definiu como uma de suas linhas de ação essenciais a formação continuada dos seus docentes. Desse modo, desde 2015, está em andamento o projeto Entredocentes, que funciona como um apoio para o professor que deseja aperfeiçoar suas práticas ma Universidade.

Para a professora Wanda Pacheco, coordenadora do projeto, a ação é muito importante para o didatismo nas aulas. “O projeto vem para melhorar o conceito pedagógico dos professores, pois na maioria das formações o docente aprende mais a pesquisa e pouco de como ensinar aquilo. Então, o nosso foco é formar um professor 100%, que além de pesquisador, ele também ser um bom professor”, explica.

Embora esse apoio seja constante ao longo do exercício profissional, o projeto tem uma vertente específica para os professores que estão ingressando no ensino superior, é o chamado projeto Integração. “Ele tem como objetivo integrar os novos professores com as práticas cotidianas do docente na Universidade. Algo muito importante para o andamento das aulas, até por isso esse projeto é um requisito para aprovação do docente no estágio probatório”, elucida Wanda.

Professora Wanda junto a pesquisadores da área da docência

Mas para poder seguir contribuindo para a formação continuada dos professores da Universidade, a coordenação do projeto também precisa, constantemente, renovar seus conceitos e agregar novas experiência. Foi por isso que a Unicentro passou a fazer parte da Rades, que é a Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior. Ela permite que as instituições de ensino troquem experiências, como aconteceu no primeiro Seminário da Rades, onde a Unicentro esteve representada pela professora Wanda.

Seminários como esse são importantes para a gente conhecer realidades e experiências diferentes. Os problemas enfrentados, no geral, costumam ser os mesmos, mas uma atividade que obteve sucesso em alguma universidade podemos adaptar e encaixar no nosso contexto da Unicentro”, relata Wanda. O segundo Seminário da Rades ocorrerá em dezembro, no campus de Bauru da Unesp.