Departamento de Fonoaudiologia promove evento pioneiro na área

Pesquisadores que são referência em sala de aula estiveram no evento

O campus Irati da Unicentro sediou evento pioneiro que reuniu pesquisadores renomados na área da Linguística, Aquisição de Linguagem e Fonoaudiologia, o I Encontro Nacional de Aquisição, Patologias e Clínica da Linguagem (Enap-CL). O encontro foi organizado pelo Laboratório de Estudos da Linguagem, do Departamento de Fonoaudiologia do campus Irati.

É pioneiro porque reúne diversos pesquisadores de universidades parceiras que articulam nosso grupo de pesquisa da Unicentro com grupos da Unicamp, Federal da Bahia e de Pernambuco. Um evento de Linguística, Fonoaudiologia e Psicanálise que engloba diversas áreas pensando muito na formação de estudos da linguagem”, explica a professora Juliana Marcolino Galli que é a coordenadora do Laboratório e também coordenou o Enap-Cl.

Juliana destaca que o curso de Fonoaudiologia da Unicentro hoje tem uma essência na área de linguagem. Ela lembra que no início do Departamento, não era muito claro como seria essa formação, mas com o passar dos anos e a chegada dos docentes efetivos formou-se uma linha de pesquisa. Hoje o curso tem um modelo de formação diferenciado, que é chamado de alternativo, porque é contrário um pouco a uma Fonoaudiologia mais tradicional.

Juliana destaca que hoje o curso tem como essência a área de linguagem

É um modo de fazer clínica e de pensar linguagem diferenciado, então por isso que é um evento importante, ele caracteriza essa formação da Unicentro e a difere de diversos cursos de Fonoaudiologia. Hoje nós temos essa essência na área de linguagem e essa linha de pesquisa diferenciada. E o resultado é o trabalho nos últimos três anos que temos feito no Laboratório de Estudos da Linguagem, com atendimento clínico, grupo de estudo e uma produção de pesquisa dentro dessa linha que o evento seguiu”, observa a professora.

Outra característica do Enap-CL que chamou a atenção foram os palestrantes. Juliana conta que foram convidados os pesquisadores que os acadêmicos de Fonoaudiologia estudam em sala de aula. “Os alunos ficaram bastante animados porque são autores que eles estudam, que inauguraram essa linha teórica que chama Aquisição, Patologia e Clínica da Linguagem, então eles estudam muito esses autores. Todos os nossos acadêmicos se inscreveram, compareceram ao evento e até eles comentam muito que observar e escutar esses autores é bem diferente da leitura. De fato tem uma proximidade maior agora de ter corpo e voz um texto estudado”, complementa.

A professora ressalta ainda que a realização do encontro também foi uma forma de comemorar em 09 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo. “É um dia no qual geralmente a estamos encerrando as atividades acadêmicas então dificilmente temos alguma comemoração. E como esse ano as atividades do ano letivo foram prolongadas, deu certo de comemorarmos com todos os alunos juntos e os pesquisadores”, finaliza.