Unicentro e UFPR iniciam parceria através do Programa Solo na Escola

Representantes da Unicentro e UFPR no estande

O programa de extensão universitária Solo na Escola desenvolvido pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) será trazido para a Unicentro, através do Departamento de Engenharia Florestal do campus Irati. A primeira ação foi a apresentação de um estande na Festa do Pêssego, realizada em Irati.

É um projeto que estamos querendo trazer para a Unicentro já faz um tempinho e é de colegas nossos da Universidade Federal. A partir desta iniciativa do pessoal da pós-graduação da UFPR conseguimos começar essa parceria na Festa do Pêssego. Eles trouxeram a maior parte dos experimentos e, neste primeiro momento, estivemos só aprendendo o que é o Solo na Escola para poder trazer para a nossa região também”, explica a chefe do Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro, professora Kátia Cylene Lombardi.

No estande montado na Festa do Pêssego, estudantes da Unicentro e Federal apresentaram experimentos didáticos que mostram a importância do solo. A estudante da UFPR, Samara Testoni conta que a linguagem utilizada, assim como os próprios experimentos são bastante simples e facilitam a compreensão. Um dos exemplos é a tinta feita a partir de solo que chamou a atenção de crianças e adultos que passaram pelo estande.

A intenção é mostrar através desta tinta que o solo não é um material que sustenta apenas a vida na terra e produz plantas, mas que também pode ser feita arte com o solo. Utiliza solo, água e um pouquinho de cola, e essa mistura faz com que se torne uma tinta, que produza desenhos ou outro tipo de artes também. Acredito que isso para as crianças é bastante educativo, elas gostam, interagem, as famílias vêm até o nosso estande junto com seus filhos, isso é importante para nós”, destaca Samara.

Adultos e crianças brincaram com a tinta feita a partir de solo

O professor do Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro, Gabriel Ramatis Pugliese Andrade atua junto a professora Kátia no Laboratório de Solos. Gabriel lembra que durante a sua graduação participou da implantação e dos primeiros anos do programa Solo na Escola junto a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.

Durante três anos participei do projeto, ajudei a montar alguns experimentos também, e atendi crianças, adolescentes, jovens e adultos que estavam ou em aulas, ou em visita técnica com as escolas. Foi uma experiência muito importante porque me ajudou a consolidar os conceitos, pois é necessário estudar para conseguir conversar um pouco. Outra questão é que a ideia do programa é trabalhar com materiais baratos, recicláveis também, e simples, para que não tenha custo elevado. Então o programa é construído nessa base de materiais simples e experimentos bastante elucidativos para trabalhar os conceitos de solo”, ressalta Gabriel.

Segundo a professora Kátia, outra ação importante é divulgar a prestação de serviços do Laboratório de Análise Química e Análise de Rotina de Solos da Engenharia Florestal, que atende desde 2009. “Queremos capacitar nossos alunos e conhecer melhor o projeto. E por se tratar de extensão, vai trazer a visitação das escolas municipais, Ensino Fundamental e Médio, principalmente, para mostrar a importância do solo para todo mundo”, complementa Kátia.