Projeto de Turismo recepciona visitantes no campus Irati
O projeto de extensão “Turismo Receptivo e Pedagógico na Unicentro campus de Irati” acolhe quem deseja visitar a unidade universitária e conhecer mais sobre a sua história e estrutura física. O projeto atende, desde 2011, com visitas monitoradas um público com diferentes perfis, formado, principalmente, por alunos de escolas de Irati e região.
A professora do Departamento de Turismo, Paula Grechinski é uma das coordenadoras, e lembra que a equipe também recepciona visitantes de outros países. “O projeto é uma herança da professora Angela Lara, que hoje está aposentada. Ela identificou trabalhando com o Museu de Geociências que muitos grupos de escolas vinham para visitar o Museu e tinham tempo disponível para ficar pelo campus. A partir dessa observação dela é que começaram a surgir as visitas mais organizadas. Assim, os professores e seus estudantes realizam visitas nos laboratórios que têm relação com o conteúdo que estão trabalhando em sala de aula”, explica.
Os jovens aprendizes em Auxiliar Administrativo da Fundação Isis Bruder, de Maringá, vieram para Irati e conheceram a cidade, o campus da Unicentro, os cursos e alunos da nossa universidade. Eles foram recepcionados pela equipe do projeto de extensão, e visitaram diferentes ambientes e laboratórios. A professora da Fundação, Janaina Ramos Ferreira é egressa da Unicentro e revela que ficou muito feliz em poder retornar ao campus.
“É uma nova realidade para eles, boa parte dos nossos aprendizes trabalha numa instituição de Ensino Superior privada, então conhecer uma instituição pública é diferente, a metodologia como funciona, as regras são outras. Além disso, possibilita uma vivência, pois a maior parte deles nunca havia saído de casa sem os pais, e essa vai ser a primeira lembrança”, ressalta Janaina.
Durante a visita ao campus, os jovens estiveram em contato com diferentes áreas, como o laboratório de Anatomia, voltado às áreas que estudam a forma e estrutura do corpo humano. Já o curso de Engenharia Florestal apresentou laboratórios, o viveiro e possibilidades de atuação do profissional. Experimentos utilizados na avaliação da qualidade da água foram o tema da visita junto a Engenharia Ambiental. E uma verdadeira aula sobre formação rochosa foi ministrada nas salas do Departamento de Geografia.
O estudante da Fundação Isis Bruder, Ronan Edry afirma que gostou muito do espaço físico do campus. “Gostei bastante da natureza e dos cursos que eles apresentaram para nós. É bem interessante o espaço e até a história daqui”, destaca Ronan.
A professora Paula acrescenta que o projeto possibilita a aproximação do público com a estrutura e os conhecimentos que a universidade tem a oferecer. “O projeto existe para atender todos que estejam interessados em conhecer o campus de Irati. E o Departamento de Turismo está sempre aberto, com seus professores e alunos, para acompanhar estas visitas e fazer a melhor experiência possível dentro da universidade”, finaliza.