Projeto de Turismo recepciona visitantes no campus Irati

Estudantes da Fundação Isis Bruder foram recepcionados por integrantes do projeto

O projeto de extensão “Turismo Receptivo e Pedagógico na Unicentro campus de Irati” acolhe quem deseja visitar a unidade universitária e conhecer mais sobre a sua história e estrutura física. O projeto atende, desde 2011, com visitas monitoradas um público com diferentes perfis, formado, principalmente, por alunos de escolas de Irati e região.

A professora do Departamento de Turismo, Paula Grechinski é uma das coordenadoras, e lembra que a equipe também recepciona visitantes de outros países. “O projeto é uma herança da professora Angela Lara, que hoje está aposentada. Ela identificou trabalhando com o Museu de Geociências que muitos grupos de escolas vinham para visitar o Museu e tinham tempo disponível para ficar pelo campus. A partir dessa observação dela é que começaram a surgir as visitas mais organizadas. Assim, os professores e seus estudantes realizam visitas nos laboratórios que têm relação com o conteúdo que estão trabalhando em sala de aula”, explica.

Os jovens aprendizes em Auxiliar Administrativo da Fundação Isis Bruder, de Maringá, vieram para Irati e conheceram a cidade, o campus da Unicentro, os cursos e alunos da nossa universidade. Eles foram recepcionados pela equipe do projeto de extensão, e visitaram diferentes ambientes e laboratórios. A professora da Fundação, Janaina Ramos Ferreira é egressa da Unicentro e revela que ficou muito feliz em poder retornar ao campus.

É uma nova realidade para eles, boa parte dos nossos aprendizes trabalha numa instituição de Ensino Superior privada, então conhecer uma instituição pública é diferente, a metodologia como funciona, as regras são outras. Além disso, possibilita uma vivência, pois a maior parte deles nunca havia saído de casa sem os pais, e essa vai ser a primeira lembrança”, ressalta Janaina.

Diferentes laboratórios foram apresentados para os jovens aprendizes

Durante a visita ao campus, os jovens estiveram em contato com diferentes áreas, como o laboratório de Anatomia, voltado às áreas que estudam a forma e estrutura do corpo humano. Já o curso de Engenharia Florestal apresentou laboratórios, o viveiro e possibilidades de atuação do profissional. Experimentos utilizados na avaliação da qualidade da água foram o tema da visita junto a Engenharia Ambiental. E uma verdadeira aula sobre formação rochosa foi ministrada nas salas do Departamento de Geografia.

O estudante da Fundação Isis Bruder, Ronan Edry afirma que gostou muito do espaço físico do campus. “Gostei bastante da natureza e dos cursos que eles apresentaram para nós. É bem interessante o espaço e até a história daqui”, destaca Ronan.

A professora Paula acrescenta que o projeto possibilita a aproximação do público com a estrutura e os conhecimentos que a universidade tem a oferecer. “O projeto existe para atender todos que estejam interessados em conhecer o campus de Irati. E o Departamento de Turismo está sempre aberto, com seus professores e alunos, para acompanhar estas visitas e fazer a melhor experiência possível dentro da universidade”, finaliza.