Campus Irati sediou o IV Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo
Com o tema “Práticas Corporais, educação e os desafios da contemporaneidade”, o IV Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo foi realizado no campus Irati da Unicentro. O encontro reuniu alunos, professores e pesquisadores de várias instituições.
O coordenador-geral do evento, professor Emerson Velozo, do Departamento de Educação Física de Irati, lembra que como a área trabalha com corpo e movimento, existe a tradição de se estabelecer diálogo com a Biologia, por exemplo, na compreensão da fisiologia do exercício, dentre outras questões. Por outro lado, existe o diálogo com a área das Ciências Sociais e Humanas, que é o foco específico do Colóquio.
“O próprio corpo, aquilo que chamamos de corpo e manifestações culturais do movimento humano, são produtos da história, da cultura, das sociedades. Então existem estudos e uma compreensão que é possível fazer das manifestações corporais a partir da História, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia, e é aí que estão as interfaces da nossa área. As metodologias e os olhares dessas outras áreas por vezes também são emprestados para o campo da Educação Física para que possamos compreender melhor o nosso objeto de estudo”, ressalta Velozo.
O professor explica que este é um colóquio que tem se tornado itinerante. A primeira edição foi realizada em 2009, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), local onde também foi realizado o segundo colóquio em 2012, com o tema Educação Física e suas relações com o lazer. Em 2014, foi realizado na cidade de Santos, também no estado de São Paulo, e trabalhou a temática Educação Física e Saúde. Nesta ocasião, a Unicentro foi candidata a sediar o evento, e no último mês de outubro ele foi realizado no campus Irati.
“Nós temos aqui no campus de Irati um curso de licenciatura e a nossa relação mais específica é com o campo da educação. Também temos a inserção tanto de docentes, como de alunos, em programas de pós-graduação em Educação, assim nosso vínculo mais específico aqui é com o campo da educação. Neste sentido, procuramos tematizar as práticas corporais, a educação e os desafios da contemporaneidade com o mundo em que vivemos, o momento presente afetado por determinadas dinâmicas políticas, sociais, culturais, que influenciam diretamente na forma como as práticas corporais estão disponíveis na sociedade e são acessadas pelas pessoas, sejam elas praticantes, expectadores ou consumidores de tais práticas”, afirma o professor.
Velozo acrescenta que a Educação Física tem a própria história vinculada com a educação. Para ele, vivemos num momento em que é fundamental discutir a educação, principalmente, a questão do acesso ao serviço público de educação e a garantia do direito aos indivíduos a educação, que também é uma questão histórica que precisa ser preservada.
“É justamente o fortalecimento do debate da relação da Educação Física com as Ciências Sociais e Humanas que pode garantir um projeto de manutenção de uma educação que seja de qualidade, pública e que possa formar, como tema de uma das nossas palestras, um indivíduo mais preparado para viver numa sociedade que seja democrática e republicana. Então é isso que queremos, ter a garantia que as manifestações corporais do movimento produzidas ao longo da história se perpetuem, sejam garantidas dentro do espaço escolar e nos demais segmentos da sociedade”, complementa o professor.