Projeto Círculo de Diálogo com a Juventude promove Feira da Cidadania

Projeto Círculo de Diálogo com a Juventude promove Feira da Cidadania

Além de alunos de várias escolas, a Feira chamou a atenção da população

Além de alunos de várias escolas, a Feira chamou a atenção da população

Um espaço democrático que uniu setores como saúde, educação, segurança e trabalho, assim foi a Feira da Cidadania que chegou a sua terceira edição. O evento foi realizado na Rua da Cidadania, em Irati, e contou com a presença de entidades que realizam trabalhos visando a conscientização de jovens para a prática da não-violência, em seus mais variados. A iniciativa é parte do projeto de extensão Círculos de Diálogo da Juventude – Pela cultura da Paz.

O agente universitário e coordenador do projeto, Nelson Susko explica que a proposta é levar para a rua e fazer com que a comunidade tenha acesso aos trabalhos realizados em Irati em prol da vida. “Nós temos aqui quatro segmentos da sociedade, e a ideia deste projeto dentro do Círculos de Diálogo da Juventude é trabalhar a educação, a cultura e a saúde juntos pela paz. Mostrando os seus trabalhos em prol da vida e da cidadania. Nós temos aqui várias instituições do nosso município as quais muitas pessoas não conhecem na íntegra todo o seu trabalho”, destaca Susko.

O projeto Círculos de Diálogo da Juventude é desenvolvido pela Unicentro, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati. A técnica pedagógica do NRE, Tania Maria Hirt de Lima afirma que a Feira é uma mostra das ações desenvolvidas nas escolas.

Engenharia Florestal apresentou parte das possibilidades do curso

Engenharia Florestal apresentou parte das possibilidades do curso

O Núcleo Regional tem a parceria com a Unicentro e sempre que reivindicado vamos nas escolas e desenvolvemos palestras de educação para a paz e mediação de conflitos. Quando há algum problema na escola que podemos ajudar a resolver vamos até lá, e também, reunimos algumas escolas em palestras para professores, pedagogos, Direção, geralmente promovendo a mediação de conflito e a prevenção da violência”, esclarece Tania.

Os visitantes da Feira da Cidadania puderam acompanhar apresentações culturais e conhecer a diversidade de projetos. O campus Irati da Unicentro esteve representado pelos cursos de Turismo, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal que apresentaram algumas das ações desenvolvidas.

Nós enxergamos como mais uma possibilidade de divulgar o nosso curso e a universidade, e trazer esta informação mais próxima para a população. Como aqui é a Rua da Cidadania, muitas pessoas pararam e conversaram com os alunos, e assim puderam identificar qual é o nosso trabalho dentro da universidade que não é só as aulas, mas é social também com a extensão”, ressalta a professora do Departamento de Engenharia Florestal, Daniele Ukan.

Acadêmicos de Engenharia Ambiental também expuseram resultados da extensão

Acadêmicos de Engenharia Ambiental também expuseram resultados da extensão

Já os alunos do curso Técnico em Florestal, do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, prepararam uma dança para apresentar na feira. Segundo a estudante Ana Karoline Padilha, o objetivo foi mostrar a força dos jovens e a sua importância para o futuro de todos.

A ideia surgiu entre os estagiários que resolveram fazer algo para mostrarmos que os jovens de hoje podem e são o futuro de amanhã. As pessoas têm que acreditar na juventude porque eles podem transformar muito. E o nosso colégio quis passar a mensagem de que cuidamos do meio ambiente, preservarmos as florestas. Então a nossa dança tem a ver com isso”, acrescenta Ana Karoline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *