Estudantes do Ensino Médio participaram de provas do PAC nesse domingo
Conhecido por ser uma das ferramentas de seleção alternativas ao vestibular, o Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro teve suas provas neste domingo (16). Ao todo, 4238 candidatos responderam às cinquenta questões de múltipla escolha e produziram uma redação. O PAC é dividido em I, II e III, sendo que cada etapa corresponde a uma série do Ensino Médio.
As provas foram realizadas nos campi Santa Cruz, e Guarapuava, e Irati e nos campi avançados de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida. Esta edição do PAC registrou 4512 inscritos, sendo que 274 não compareceram aos locais de prova.
Segundo a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores Pinto, ao longo dos anos o PAC vem se consolidando e atraindo cada vez mais estudantes do Ensino Médio. “O número de candidatos interessados no programa vem aumentando a cada ano, acredito que pela divulgação que nós estamos fazendo, e ainda, pelo fato de as escolas estarem entendendo melhor como funciona o PAC e incentivarem os alunos a participarem também”, destaca Maria.
Prova disso é o professor Luiz Carlos de Lima da Silva, do Colégio Adventista de Paranaguá. Ele divulgou o programa junto aos alunos, e três deles se deslocaram até o campus Irati para fazer as provas da etapa I. “O PAC trabalha com a matéria do ano que eles estão estudando, enquanto que no tradicional ele tem que fazer os três anos num vestibular só. Isso acaba tornando o processo mais fácil e de uma forma que eles conseguem entender e interpretar melhor. Viemos de Paranaguá porque a Unicentro é uma universidade interessante, abre um campo de profissões muito bom e que faz a diferença no mercado de trabalho”, explica.
A aluna Kamily Victória da Silva é uma das que acompanhou o professor Luiz Carlos. Ela ressalta que o programa possibilita que os conteúdos das disciplinas estejam “mais frescos” na cabeça. “Resolvi fazer a prova por causa dos cursos que têm aqui na Unicentro, e gosto muito dessa área central de Guarapuava e Irati. Quero fazer Medicina, porque há a ideia de abrir o curso em Guarapuava, mas se não tiver até o PAC III, eu vou fazer Nutrição”, complementa.
Já o Alberto Marques Pilati fez o PAC II e afirma que o programa realmente traz os conteúdos vistos no Ensino Médio. “Decidi que realmente queria cursar a Unicentro, e por isso escolhi fazer o PAC. Venho de uma família de professores, então foi estímulo deles também que eu estivesse aqui realizando esse sonho porque praticamente todos eles passaram por aqui”, salienta Alberto.
A Unicentro destina ao programa 10% de todas as vagas. Para 2017, são 226 vagas nos 38 cursos de graduação. Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Marielen Cristine Stelle pretende a partir de 2017 cursar Educação Física no campus Irati. “É bem mais tranquilo o PAC porque é direcionado com a matéria que estudamos na escola, e o vestibular já pega uma revisão de tudo. Além disso, esta é a terceira prova que eu faço, então com os anos vamos nos acostumando e ficamos menos nervosos”, enfatiza.
O coordenador de Processos Seletivos do campus Irati, Ronaldo Maganhoto conta que na unidade o processo ocorreu dentro do esperado, assim como nos outros campi, sem nenhum atraso ou candidatos desclassificados. Para Ronaldo, a surpresa foi o grande número de participantes de fora da região. “O PAC é um processo no qual costumávamos ter inscritos de municípios vizinhos, e esse ano pudemos notar candidatos de outras regiões do estado. Isso mostra como a Unicentro vem se tornando cada vez mais conhecida e uma instituição de referência”, conclui.