Psicologia é mais um curso da Unicentro considerado quatro estrelas pelo Guia do Estudante
Importante referência para alunos de todo o Brasil que querem prestar vestibular, o Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, concedeu quatro estrelas para dez cursos da Unicentro. Dentre eles, está Psicologia do campus Irati, que manteve a classificação da edição anterior do Guia.
“É muito bacana ter esse reconhecimento, e o sentimento nosso, enquanto Departamento, docentes e alunos, é de muita satisfação e contentamento receber essa classificação. E acreditamos que também é um fator que influencia e repercute na escolha pela Unicentro e pelo curso de Psicologia. Visto que é o segundo curso mais concorrido do vestibular da universidade e o primeiro mais concorrido do campus Irati”, comemora a chefe do Departamento, professora Ana Priscila Batista.
Para ela, além da qualidade do corpo docente, que hoje tem a maioria dos professores com doutorado, e os que ainda não são doutores, estão em processo de doutoramento, são características principais do curso as atividades de pesquisa e extensão. Hoje o curso conta com dez laboratórios para uso de professores e alunos, além da Clínica Escola de Psicologia.
“Fizemos um levantamento que em 2014 e 2014, foram 24 projetos de extensão (contando também eventos e atividades de prestação de serviços), que mas envolveram 783 acadêmicos, com 268 atendimentos. É um número bastante expressivo, que resulta também numa considerável produção científica dos professores do nosso curso”, frisa Ana Priscila.
A professora conta que em contato com egressos do curso, é possível ver que muitos estão bem colocados no mercado de trabalho e inseridos em diferentes áreas. Segundo Ana Priscila, este é um retorno importante pois o Departamento trabalha tentando vincular as atividades abordando questões teóricas e práticas. Tanto, que ao longo do curso, os acadêmicos têm os estágios básicos que fazem parte de algumas disciplinas até o quarto ano, e no quinto eles têm o estágio profissional. Além de Irati, os estágios também são desenvolvidos em outros municípios da região.
“Os alunos vão a campo e atuam com a supervisão e orientação de um professor do nosso corpo docente. E esses estágios se inserem nas diferentes áreas, como na Clínica-Escola de Psicologia, nas diferentes instituições e organizações públicas ou privadas, na área da saúde, assistência social, em escolas, dentre outros. Nós acabamos estabelecendo esta parceria com a comunidade e desenvolvendo os estágios nestes locais com a supervisão teórica adequada a estes contextos”, acrescenta a chefe do Departamento.
Já o professor Gustavo Zambenedetti lembra que através de reuniões, o Departamento vem conseguindo operacionalizar o currículo do curso de uma melhor forma. “Estamos buscando fazer uns estágios integrados que até tempo atrás não aconteciam, cada professor tinha um estágio, e hoje conseguimos vincular práticas de estágio. Os alunos fazem o trabalho a campo e compartilham discussões. São modos de operacionalizar o currículo de uma forma melhor”, complementa.
O vice-chefe do Departamento, professor Plinio Marco de Toni ressalta as ações de internacionalização dentro do curso. Ele conta que desde 2015, há uma iniciativa para a oferta de cursos em línguas estrangeiras. Há um grupo de estudo que é feito com os alunos, integralmente em inglês, já foram ofertados cursos de extensão também no idioma sobre Psicologia, e algumas disciplinas estão sendo pensadas para serem ministradas em inglês. Para Plinio, essa é uma forma de preparar os alunos para irem ao exterior e também para receber alunos de outros países.
“Não preparamos mais nossos alunos para trabalhos locais só, é importante fortalecermos a região, mas precisamos preparar os alunos também para saírem, ao mesmo tempo, que recebemos alunos de fora. Não tem como mais encarar a nossa área como algo simplesmente local, temos que expandir, e fazemos isso através da língua, e com ela vem a cultura e a profissão. É um crescente e temos que ir neste sentido”, salienta Plinio.
A diversidade de conteúdos ofertada pelo curso de Psicologia da Unicentro é um dos fatores que chama a atenção da acadêmica do quarto ano, Ana Paula Huçalo. Ela também cita as possibilidades para além da sala de aula, mas ressalta que a relação aberta com os professores é a característica principal do curso.
“É uma relação totalmente transversal no sentido de que eles não se colocam em uma posição superior, podemos conversar, interagir, pedir ajuda e eles estão sempre muito disponíveis. Faz com que a formação seja algo prazeroso. Você tem vontade de vir para a aula e de estudar porque desenvolve uma amizade mesmo, e acredito que isso contribui também para a nossa formação”, acrescenta a acadêmica.
E não são somente os professores que fazem a diferença dentro do curso. Para a chefe do Departamento, Ana Priscila, a participação efetiva dos alunos nas atividades contribui e muito para os resultados positivos. “São alunos nos quais observamos muita implicação e dedicação. Eles acabam instigando os professores a buscarem novas metodologias e tecnologias, a desenvolverem projetos de pesquisa e de extensão. Já aconteceu, por exemplo, de o próprio aluno ter interesse e buscar o professor para desenvolver uma extensão ou um projeto de pesquisa específico. É também uma característica interessante e que colabora muito com a qualidade do nosso curso”, finaliza Ana Priscila.