Campus Irati recebe visita de professora da Universidade do Porto

Campus Irati recebe visita de professora da Universidade do Porto

Palestras também foram acompanhados pela assessoria especial do Escritório de Relações Internacionais (ERI) do campus Irati, Catarina Portinho Nauiack

Palestras também foram acompanhados pela assessoria especial do Escritório de Relações Internacionais (ERI) do campus Irati, Catarina Portinho Nauiack

O campus Irati da Unicentro recebeu a visita da professora da Universidade do Porto, Rosa Soares Nunes. Docente da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, ela ministrou palestras e realizou discussões junto a professores que integram grupos de pesquisa no campus.

A vinda de Rosa Nunes para a Unicentro se deu por meio do professor do Departamento de Psicologia, José Alexandre de Lucca. “A professora, em primeiro lugar, foi minha orientadora no doutorado sanduíche que eu realizei através do Instituto de Psicologia da USP [Universidade de São Paulo]. E ela me recebeu na Universidade do Porto, e nós desenvolvemos uma relação muito interessante em termos acadêmicos e de amizade. Foi um momento de muito crescimento acadêmico e pessoal para mim”, destaca o professor.

José Alexandre ressalta que Rosa assistiu e participou de alguns processos da Revolução dos Cravos, em 1974. Ela também acompanhou de perto o desenvolvimento das políticas educacionais de Portugal, e esteve envolvida com o Fórum Social Íbero-Americano de Educação e com projetos de inclusão pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Uma profissional com uma história de muito gabarito, competência e reconhecimento, e de muitos enfrentamentos também, por conta do fascismo salazarista, na época pré-revolução em 1974, e o contragolpe de 1975, quando o Partido Comunista perde o poder, e todas as perdas aí que foram registradas. Acho importante destacar esse momento porque durante minha pesquisa, assistindo televisão e conversando com as pessoas não há quem não cite 1974 como um ponto de inflexão para as mudanças políticas e na sociedade portuguesa. É um gérmen de democracia e igualdade social que foi implantado e que resiste até hoje apesar das idas e vindas de poderes mais reacionários”, acrescenta o professor.

Rosa Nunes foi a orientadora do doutorado do professor José Alexandre

Rosa Nunes foi a orientadora do doutorado do professor José Alexandre

Além das palestras ministradas a professores e acadêmicos do campus Irati, Rosa Nunes participou de atividades a campo conhecendo alguns faxinais da região, e debateu sobre o tema “Internacionalização no âmbito universitário: ganhos, desafios e potencialidades no campo da pesquisa”, junto a professores de grupos de pesquisa e laboratórios do campus.

De fato é muito gratificante ver aqui um potencial de desenvolvimento a esse nível, uma produção do conhecimento impressionante. Isso porque as coisas estão muito estereotipadas, burocratizadas, e ali realmente está uma outra riqueza, um grande potencial”, avalia a professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *