Seaflo 2016 discute políticas florestais brasileiras
O IV Seminário de Atualização Florestal (Seaflo) e a XII Semana de Estudos Florestais foram realizados na última semana no campus Irati da Unicentro. O evento reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área que debateram em torno do tema “Políticas Florestais Brasileiras e seus desafios”.
O diretor do campus Irati e também professor do curso, Afonso Figueiredo Filho lembrou que neste ano Engenharia Florestal completa 18 anos no campus Irati. “Ao longo do tempo, o curso evoluiu muito. Sempre quisemos oferecer uma graduação de qualidade aos nossos alunos e conseguimos ir além com a oferta da pós-graduação (mestrado e doutorado)”, destacou.
Afonso também ressaltou a programação do evento que teve além de palestras e minicursos, viagens técnicas. “São opções que tornam o encontro bastante interessante. Também, o Seaflo é uma ótima oportunidade que os acadêmicos têm para conversar com profissionais externos e ampliar a rede de contatos, momentos valiosos para a formação deles”, complementou.
Para o diretor do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, Mário Umberto Menon, o Seaflo é um evento preocupado não só com o futuro da profissão, mas do planeta. “A vida acadêmica exige esses momentos de reflexão e aprofundamento nas temáticas do dia a dia”, acrescentou.
A coordenadora do IV Seaflo, Daniele Ukan explicou que o propósito do evento foi proporcionar a estudantes, professores e profissionais da área um aprofundamento em questões técnicas e científicas. “É uma oportunidade ímpar para a convivência, discussões e troca de conhecimentos e experiências entre os engenheiros florestais da região, além dos participantes de diferentes instituições e de empresas do ramo florestal”, afirmou.
Além da programação oficial, o Seaflo também prestou homenagem a professora Eneida Miskalo pela dedicação e importância na história do curso de Engenharia Florestal, e pelos anos de cuidadosa dedicação e curadoria ao Herbário da Unicentro. O professor Sebastião do Amaral Machado também foi homenageado devido a sua dedicação e importância na história da Engenharia Florestal no Brasil, e para o curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro. Outro homenageado no Seaflo, foi Gerson Luiz Lopes, autor do Compêndio Online de Espécies Arbóreas que leva seu nome, e que foi criado para auxiliar profissionais na identificação das espécies.