Professor da Universidade de Rottenburg ministra palestra na Unicentro

Professor da Universidade de Rottenburg ministra palestra na Unicentro

palestra rottenburg 01O Departamento de Engenharia Florestal, do campus Irati da Unicentro, recebeu a visita de representantes da Universidade de Rottenburg, da Alemanha. Uma das atividades foi a palestra “Valoração e gestão da cadeia produtiva florestal na Alemanha”, ministrada pelo professor Arthur Petkau. Na oportunidade, alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, puderam conhecer como é na Alemanha a logística da madeira, desde a floresta até os cuidados na indústria.

Esta é a quinta vez que Arthur vem ao Brasil. As visitas se devem à parceria entre a Unicentro e a Universidade de Rottenburg, através do projeto “Estratégias para o manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná”, mais conhecido como Projeto Imbituvão. “Acho que é importante para os dois países olhar o que cada um faz, pois sempre se pode aprender alguma coisa do outro e encontrar algo interessante a partir de uma nova perspectiva”, ressalta Arthur.

O diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho é o coordenador do Projeto Imbituvão. Afonso conta que o projeto desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Florestal beneficia as duas instituições há mais de cinco anos.

Nesse período mandamos para Ruttenburg 18 alunos, 16 de graduação e dois de mestrado, vieram de lá também 11 estudantes de graduação e dois de mestrado. Em relação às visitas feitas entre professores, recebemos aqui no campus Irati dois docentes por ano, e daqui da Unicentro, dois professores estiveram na Alemanha anualmente. No total, é um envolvimento de quase 20 professores das duas instituições. Isso tudo gera aproximação, e também projetos”, enfatiza.

palestra rottenburg 02Além da área florestal, Afonso destaca que o objetivo agora é ampliar a parceria para abranger o Departamento de Engenharia Ambiental. O diretor lembra ainda, que a Unicentro tem investido na oferta de cursos de línguas para ampliar as ações de internacionalização. Para ele, este é o caminho certo, e o campus Irati também quer investir na área.

Estamos agora iniciando as conversações para a Engenharia Ambiental se envolver com o intercâmbio de alunos. Também pretendemos iniciar um programa de intercâmbio entre pós-graduação na Engenharia Florestal. Acredito que é esta parceria é muito importante para a Unicentro, pois este é o maior projeto que temos a nível internacional. É algo valioso que começa a sair da Engenharia Florestal para chegar até outras área do conhecimento”, conclui Afonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *