Professora da Unicentro ministra aula no Canadá
Para apresentar as possibilidades do Ecoturismo no Brasil a estudantes canadenses, a professora do Departamento de Turismo da Unicentro, Paula Grechinski ministrou recentemente uma aula na Universidade de Calgary. A oportunidade surgiu a partir do interesse da professora Kathryn Reese-Taylor, membro do Centro de Pesquisas Latino-Americanas e chefe do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Calgary, localizada na parte oeste do Canadá.
Paula conta que assistiram à sua aula alunos de diferentes cursos das Ciências Sociais Aplicadas. “Muitos deles não eram canadenses e fazem parte de um grupo que estuda a América Latina. A professora Kathryn fez o convite por entender que eu poderia dar essa contribuição para os alunos dela pelo fato de ser brasileira, estudar o Turismo e dar aula num curso de Turismo”, acrescenta.
Enquanto preparava a aula, Paula quis saber qual era a visão que os canadenses tinham sobre o ecoturismo no Brasil. A resposta foi unânime: todos falavam em Amazônia. Para mostrar que o Ecoturismo no país vai muito além, a professora apresentou aos canadenses os seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, e citou exemplos de ecoturismo em diferentes regiões.
“Foquei bastante na nossa região e no Paraná. Falei sobre Cataratas do Iguaçu e eles não conheciam, o que achei incrível, porque o Parque Nacional do Iguaçu é o segundo mais visitado no Brasil por turistas estrangeiros. Esse é um dos resultados que vi na minha aula, de realmente mostrar alguns lugares diferentes aqui no Brasil onde é possível a prática de ecoturismo”, destaca a professora.
Paula ressalta que esta foi a sua primeira experiência internacional dando uma aula, e com o desafio de ser em inglês, mas que foi uma das melhores vivências em seus sete anos como professora universitária. Além disso, ela fez diversos contatos que poderão render bons frutos e pesquisas ao Departamento de Turismo da Unicentro. “Com certeza essa experiência e o período que fiquei lá, mesmo que curto, trouxe mais conhecimento para mim e para minhas aulas também”, complementa.