Jornada apresenta diferentes práticas profissionais dentro da Psicologia
O campus Irati recebeu na última quarta-feira (04), profissionais e estudantes de Psicologia para a segunda Jornada de Práticas Analítico-comportamentais e Cognitivas. O encontro organizado pelo Departamento de Psicologia visa divulgar práticas e intervenções baseadas em evidências, realizadas em diversos âmbitos de atuação do psicólogo.
Uma das coordenadoras da Jornada, professora Caroline Guisantes de Salvo Toni explica que o encontro tem como principal foco poder apresentar outros contextos de atuação, com profissionais que trabalham diretamente na área podendo fazer essa ponte entre a teoria e a prática propriamente dita.
“É fundamental que tanto alunos, quanto profissionais, conheçam e se atualizem sobre o que é produzido e feito nas diversas áreas. Por isso, a Jornada trouxe palestrantes, renomados pesquisadores e profissionais em suas áreas de atuação, que demonstraram conhecimentos que vem sendo produzidos com práticas baseadas em evidências, bem como, intervenções possíveis em diversos contextos, aliadas a uma boa fundamentação teórica”, acrescenta.
A psicologia baseada em evidências é um movimento que busca o maior número de evidências científicas que auxiliem o psicólogo a tomar a decisão da sua prática cotidiana. “A psicologia de forma mundial tem tentado buscar demonstrar a efetividade do seu trabalho. Ou seja, para além das discussões e reflexões que a gente leva a campo nestas possibilidades de atuação da psicologia, hoje a gente busca fazer pesquisa dentro do objeto de trabalho”, ressalta a professora.
A programação da Jornada contou com cinco eixos temáticos. Pela manhã, a professora Karen Pinheiro trabalhou a interface das políticas públicas e da psicologia, e apresentou as possibilidades de atuação a partir da terapia cognitiva e comportamental na assistência social. Uma abordagem nova dentro da terapia comportamental e cognitiva, que é a terapia de aceitação e compromisso que busca ensinar ou trabalhar com o sujeito a possibilidade de aceitação do sofrimento para a partir daí construir a mudança, foi o assunto da palestra da professora Claudia Menegatti.
No período da tarde, a professora Lidia Weber contou um pouco da sua experiência no trabalho de orientação a pais e de interação entre pais e filhos, buscando relatar como as práticas educativas dos pais influenciam o desenvolvimento do comportamento da criança. Já a professora Larissa Zeggio, apresentou uma perspectiva de promoção em saúde pautada em protocolos internacionais, um em especial que se chama “Friends”, que é da Australia, e está sendo estudado no Brasil e demonstrando alta efetividade na prevenção de ansiedade e depressão na infância e na promoção de resiliência com crianças.
“Fechando nosso dia tivemos a professora Ana Lucia Ivatiuk trazendo-nos a possibilidade de trabalhar a fotografia como um recurso que pode transpor os diferentes contextos de atuação do psicólogo, como uma forma tanto de intervenção, como de registro de comportamento”, complementa Caroline.