Varal de Poesias Cristina Mosele divulga vencedores
Em 2015, o Varal de Poesias Cristina Mosele chegou a sua décima edição na última sexta-feira, 30 de outubro. Ao todo, foram mais de setenta poemas inscritos nas modalidades juvenil e adulto, que versaram sobre o tema “Professor”. Além de fazer memória a estudante de Letras, Cristina Mosele, que tinha a poesia presente durante a sua vida, neste ano, o Varal também homenageou Doroteia Iantas Miskalo.
Para a diretora em exercício do campus Irati da Unicentro, Maria Rita Kaminski Ledesma, o Varal de Poesias é um evento especial. “Conheci a Cristina e trabalhei com ela. Uma pessoa doce e cativante que merece a nossa lembrança e carinho. Também quero parabenizar a Doroteia, que sempre trabalhou com as palavras para trazer mais beleza ao mundo. Junto aos alunos a quem ela ensina com dedicação, mantém viva a tradição do haicai”, afirmou Maria Rita.
O diretor de Cultura da Unicentro, Edson Santos Silva escreveu poesias para a mãe de Cristina Mosele, Maria Mosele, para Doroteia Iantas Miskalo, e também, para Luiza Nelma Filus, presidente da Acadêmia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs), e emocionou o público presente. Santos Silva destacou que a palavra tem o poder mágico de alterar destinos e vidas. “Estamos prestando essa homenagem a duas mulheres, Cristina e Doroteia, que são unidas pela poesia justamente por acreditarem que ela tem esse poder mágico”, complementou.
Doroteia recebeu também homenagem de amigos e familiares que ressaltaram como ela vê beleza nos pequenos detalhes da natureza e torna cada simples movimento num haicai. Seu trabalho em Irati e região já é desenvolvido há 19 anos e tem como resultado a participação expressiva em concursos nacionais e internacionais de haicai, sendo que no último campeonato brasileiro da categoria, dos 80 haicais classificados, 41 são da região.
“É um trabalho que envolve muitas pessoas nos nove municípios que o Núcleo Regional de Educação de Irati abrange. Trabalhamos com eles a poesia contemplativa, fazendo com que crianças e adolescentes admirem o canto dos pássaros, sintam a brisa e aprendam de fato a contemplar a natureza”, ressaltou Doroteia.
O evento contou também com a presença de alunos das escolas Trajano Gracia e Dom Bosco de Irati. Para a chefe da Divisão de Promoção Cultural (Diproc) do campus Irati, Ana Maria Rufino Gillies, as crianças puderam observar durante o Varal de Poesias a importância de usar a criatividade e as palavras para produzir coisas belas. Além disso, ela lembrou que das mais de 70 poesias inscritas para o evento, a maioria foi na categoria juvenil.
“A participação de crianças no Varal representa a esperança. A esperança de que vale a pena investir na educação, vale a pena investir nas crianças, incentivá-las a ler literatura, poesia e a escrever, dar a elas a oportunidade de expressão. A poesia tem essa natureza sensível, bela e poética, mas a necessidade de pensar um tema para escrever uma poesia contribui para a reflexão das crianças”, observou Ana.
Durante o evento, além da premiação aos vencedores do concurso de poesias houve a declamação de poesias que não teve ordem classificatória, pois todos os participantes foram aplaudidos e premiados pelo público. Participaram da declamação: Gustavo Fernandes; Livia Freitas; Mariana Barros; Nicole Gartner Custodio; Pietra Valentina Canesso; Alexandre Mirkovski e Anderson Gibathe.
Confira os vencedores do concurso de poesias:
CATEGORIA JUVENIL
– Votação professores
1º Lugar: Rúbia Bolde – poema: Ensinar e formar
2º Lugar: Nicole Gartner Custodio – poema: Esse é o meu professor
3º Lugar: Isabela Das Graças Mendes – poema: O valor do professor
– Votação público
1º lugar: Pietra Valentina Canesso – poema: Acorda, país
2º Lugar: Nicole Gartner Custodio – poema: Esse é o meu professor
3º Lugar: Flávia Molinari – poema: No caminho de tantos de tantos futuros
CATEGORIA ADULTO
– Votação professores
1º Lugar: Alexandro Mirkosvski – poema: Em 29 versos
2º Lugar: Gerson Dos Santos Freitas – poema: Descobrindo o professor
3º Lugar: Magda Larissa Peretiatko- poema: Mais que uma profissão
– Votação público
1º Lugar: Kaoany Rafaela Da Silva Chudoba – poema: O perfil do professor
2º Lugar: Mayara Vilczak Barabas – poema: Sempre será você
3º Lugar: Andressa Batista Dos Santos – poema: O professor
Todas as fotos estão disponíveis em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.986051754749626.1073741981.424901944197946&type=3