Varal de Poesias Cristina Mosele terá “Professor” como tema

Varal de Poesias Cristina Mosele terá “Professor” como tema

varal cristina mosele webPromovido pela Divisão de Promoção Cultural (Diproc), o Varal de Poesias Cristina Mosele chega em sua décima edição. Neste ano, o encontro será realizado no dia 30 (sexta-feira), no Auditório do PDE (campus de Irati), a partir das 14h. O Varal de Poesias incentiva a produção de textos poéticos por parte da comunidade em geral, e faz memória a estudante de Letras, Cristina Mosele, que tinha a poesia presente na sua vida.

A chefe da Diproc, professora Ana Maria Rufino Gillies explica que neste ano o Varal vai homenagear também Doroteia Iantas Miskalo. “Ela é uma senhora maravilhosa, considerada a dama do Haicai nacional até, eu diria. Doroteia é de Irati, mora aqui, ensina e incentiva os seus alunos a participarem de concursos estaduais, nacionais e internacionais. O trabalho que ela faz é muito lindo, respeitado e admirado, além disso, é muito importante também para Irati, pois ela leva o nome da cidade de uma forma linda e poética para todos os cantos”, ressalta.

As poesias inscritas para esta edição do Varal trazem como temática “Professor”. A chefe da Diproc conta que a razão desta escolha é que este ano foi difícil para os professores, que foram vítimas de violência e desrespeito. “Pensamos nesta temática como uma forma singela de promover uma reflexão acerca do professor, muito embora, com o tema, o compositor do poema não precisasse ficar restrito a pensar o professor como aquele que atua em sala de aula, porque existem pessoas que são professores da vida, que com seus exemplos, ensinamentos no dia a dia também representam o professor, o mestre”, complementa.

Segundo Ana Maria, o número de poemas inscritos para esta edição passou de cinquenta. “Isso nos alegra muito porque como este ano está passando muito rápido e teve quebra de continuidade, inicialmente chegamos a pensar que foi deixado pouco tempo para os interessados se inscreverem e comporem seus poemas dentro do tema. No entanto, a resposta está aí e mostra que este é um evento importante, que as pessoas aproveitam as oportunidades de se expressar”, observa.

A professora lembra que entre os dias 23 e 28, as poesias inscritas estarão expostas no hall de entrada do PDE para receber a votação do público. Serão premiados três poemas escolhidos pela comunidade e mais três vencedores a partir da avaliação de uma comissão de professores do Departamento de Letras.varal cristina mosele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *