Professores recebem homenagem no campus Irati
Como uma forma de reconhecimento do trabalho dos docentes da Unicentro, na noite da quinta-feira (15), foi realizado o evento “Dia do Professor, uma homenagem”, no Auditório Denise Stoklos, campus Irati. A homenagem contou com a apresentação do Coral Unicanto que em 2015 completa 35 anos de atividades. A outra atração da noite foi a pianista Martha Teresita Tort, que é uruguaia, mas mora no Brasil há muitos anos e já se apresentou em vários países do mundo.
A vice-diretora do campus Irati, Maria Rita Kaminski Ledesma conta que este é o segundo ano em que os professores são agraciados com uma programação preparada especialmente para eles. “Esta é uma das profissões mais instigantes que temos porque o professor é um universo. Ele é aquele que no desempenhar da sua função congrega todos os outros profissionais. Porque quando está na sala de aula é um semeador do conhecimento, mas também é um aprendente, na medida em que ensina também aprende como já dizia Paulo Freire”, completa.
O diretor de Cultura da Unicentro, professor Edson Santos Silva explica que o evento foi pensado sobretudo com o objetivo de valorizar o docente. “O professor é o sustentáculo da nação, é de suma importância para o desenvolvimento do país. Este é o segundo ano em que a Direção de Campus apoiada pela Reitoria, organiza um evento em homenagem aos professores”, acrescenta.
Para Santos Silva, no Brasil os professores são desvalorizados e o dia 15 de outubro é uma oportunidade de congregar alunos, funcionários e estagiários para acarinhar os professores neste dia tão especial para a classe. “Acredito que seja para renovar as energias, para dizer aos professores que nunca esqueçam da sua importância e para que se sintam verdadeiramente amados. O nosso grande objetivo é falar: professor você é importante, professor você é querido, professor você é amado e é de suma importância para a Unicentro, para o Paraná e para o Brasil”, destaca o professor.
Também esteve presente no evento, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, que lembrou do privilégio que a condição de ser professor proporciona. “Apesar de termos um senso comum de que ser professor é difícil, acredito que os aspectos positivos superam os negativos na nossa profissão. Me sinto privilegiada em ser professora e compartilhar a Unicentro com meus colegas docentes, funcionários e alunos, com os quais aprendo muito. E aprender é um privilégio que essa profissão nos propicia”, observa Marquiana.
Já a chefe da Divisão de Promoção Cultural do campus Irati, Ana Maria Rufino Gillies ressalta a oportunidade de poder acompanhar as apresentações do Coral Unicanto e de uma pianista talentosa. “Parabenizo os professores e também os alunos que acreditam que a educação é transformadora e é isso nos inspira todos os dias”, conclui Ana Maria.