Próximo encontro do Sábados Literários será no dia 03 de outubro
O projeto de extensão Sábados Literários sofreu uma alteração na sua programação e realizará o próximo encontro no dia 03 de outubro, a partir das 14h, no Bosque da Leitura. O autor português Antônio Gedeão será o tema da palestra ministrada pelo professor Saulo Gomes Thimóteo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva explica que o encontro estava previsto para ser realizado no próximo dia 26, mas que em função de compromissos acadêmicos do professor palestrante o evento foi adiado para o dia 03 de outubro.
A obra poética de Gedeão surgiu quando este tinha 50 anos de idade e não parece enquadrar-se claramente em qualquer movimento literário. Contudo, o seu enquadramento geracional leva-o a preocupar-se com os problemas comuns da sociedade portuguesa da época, reprimida por um regime ditatorial e atormentada por uma guerra cujo fim não se adivinhava. Este fato faz com que a poesia de Gedeão marque profundamente toda uma geração que se sentia profundamente tocada pelos valores expressos pelo poeta e deste modo se atrevia a acreditar que, através do sonho, era possível encontrar o caminho para a liberdade.
Saulo Gomes Thimóteo é professor de Teoria Literária e Literatura na UFFS, campus de Realeza, desde 2011. Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre as crônicas de José Saramago. Mestre na área de Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui formação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Colaborador do subprojeto de Letras – Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2011-2013 e coordenador do mesmo subprojeto desde 2014. Coordenador de projeto de extensão intitulado “Longa jornada livro adentro: a análise de textos literários” desde 2012. Coordenador do projeto de pesquisa “O fil rouge saramaguiano na toalha da literatura portuguesa: as referências (e reverências) de José Saramago nas literaturas de língua portuguesa”, desde 2012.